Brasília Agora
Brasília Agora


COLUNAS

Economia$Capital

28 de maio, 2024

Efeito tormenta

O castigo que as chuvas no Rio Grande do Sul provocaram no povo gaúcho ganha a cada dia mais efeitos que repercutirão em toda a população brasileira.

Economia$Capital
Foto: Ebc

E até no mundo. Um exemplo é a conta de sinistros a serem cobertos pelas seguradoras. Cálculos otimistas apontam um prejuízo que pode chegar a R$ 8 bilhões, nas mais variadas coberturas (de carros a residências e estabelecimentos comerciais).

Efeito tormenta (II)

Diante do conjunto de maior pagamento de prêmios da história das seguradoras no Brasil, as empresas já falam abertamente em realinhamento de custos e repasse dos prejuízos. Ou seja, aumento no preço dos seguros para todos os brasileiros como forma de repor os caixas.

Efeito Tormenta (III)

Outro impacto, esse de nível global, se deu com o marcado de arroz. AS compras do governo brasileiro para reporem o estoque no Pais estão provocando aumento do produto em outras regiões importadoras, prejudicando em especial instituições filantrópicas que adquirem o produto para fins humanitários.

Nova unidade do BRB

Foi inaugurado o novo escritório de negócios do Banco de Brasília (BRB) na sede da Fecomércio-DF, na 712/912 Norte. A localização foi escolhida estrategicamente para atender comerciantes, empresários e sindicatos.


Vendas no comércio ficam estáveis

O volume de vendas do comércio varejista brasileiro ficou estável em março de 2024 (0,0%), na comparação com fevereiro, quando registrou alta de 1,0%. A média móvel subiu 1,2% no trimestre concluído em março. Em relação ao mesmo mês de 2023, o crescimento do varejo alcançou 5,7%.

Vendas no comércio ficam estáveis (II)

O único a registrar alta em março (1,4%) foi o setor de artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos e de perfumaria. A atividade foi a terceira com mais peso na pesquisa do IBGE e, com isso, o crescimento do grupo contribuiu para a estabilidade e compensou as quedas em atividades com menos influência.


IFood e o Ensino Médio

O IFood ampliou sua iniciativa educacional, Meu Diploma do Ensino Médio, para oferecer oportunidades de bolsas de estudo a donos e funcionários de restaurantes parceiros, além de pessoas indicadas pelos estabelecimentos. Em sua terceira edição, o programa, que antes só beneficiava entregadores, agora visa atingir um público mais amplo. Com inscrições abertas até 10 de maio, a iniciativa concede bolsas 100% gratuitas para o curso.

Exporta DF em nova fase

Após quase um mês de capacitações, terminou a etapa de orientação do primeiro ciclo do Exporta DF, programa da Fibra que tem como objetivo facilitar a entrada de empresas brasilienses de pequeno porte no mercado internacional. A segunda etapa será focada em adequação de produto e a terceira, em prospecção de negócios.

[email protected]