Brasília Agora
Brasília Agora


COLUNAS

Economia$Capital

4 de julho, 2024

Um setor congelado

A longa espera pelo inverno deve causar retração de 4,1% este ano no varejo de vestuário, calçados e acessórios em relação a 2023.

Economia$Capital
Foto: reprodução da internet

É o que aponta o levantamento da CNC sobre o impacto das altas temperaturas durante a estação em 2024. A entidade projeta faturamento de R$ 14,06 bilhões entre os meses de maio e junho, o menor registrado para o período desde 2021.

Um setor congelado II

De acordo com dados do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), os últimos quatro recordes anuais de temperatura ocorreram nos últimos quatro anos. Dessa forma, assim como o consumidor, os varejistas ficam também com receio de investir na estocagem desses itens.

Setor Jóquei anda

O projeto urbanístico do Setor Habitacional Jóquei Clube deve ser enviado para exame e aprovação do Conselho de Planejamento Territorial e Urbano do Distrito Federal (Conplan) no início de agosto. A proposta urbanística cria um bairro que ocupará 272 hectares na região que fica em frente a Vicente Pires, entre a Estrada Parque Taguatinga e Guará (EPTG) e a Via Estrutural.

Setor Jóquei anda II

O novo bairro poderá receber 55 mil habitantes, distribuídos em aproximadamente 16 mil unidades habitacionais.

Nível de endividamento estável

Após três meses de alta, o percentual de brasileiros endividados em junho de 2024 permaneceu em 78,8%, o mesmo registrado no mês anterior. Os dados são de pesquisa realizada pela CNC. O resultado aponta a estabilização da demanda por crédito pelas famílias, que demonstram mais cautela para não acumular dívidas.


Capital do design

Até 4 de agosto, o Museu Nacional da República é palco da Semana Brasiliense de Design, evento que busca incentivar a inovação, novos negócios e a economia local, com foco na cultura do design e da inovação nos processos criativos.

Foto: Joel Rodrigues/Agência Brasília

Capital do design II

Pesquisa Panorama da Economia Criativa, feita pela Universidade Católica de Brasília e divulgada em 2023, identificou que o DF possui mais de 130 mil agentes criativos. Hoje, o DF é a terceira unidade da Federação que mais tem participação da economia criativa no PIB. Para se ter uma ideia, o setor gerou mais de R$ 9 bilhões em 2022.


Tragedia no Sul

Uma estimativa inédita divulgada pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) revela que, nos municípios do Rio Grande do Sul mais prejudicados pelas inundações do final de abril e mail, a proporção de postos de trabalho formais afetados ficou entre 84% e 92%. 

[email protected]