
Os mares do Japão
Roberta D’Albuquerque é psicanalista, autora de Quem manda aqui sou eu – Verdades inconfessáveis sobre a maternidade e criadora do portal A Verdade é Que…
O Boletim de Conjuntura de Brasília, elaborado) pelo Instituto de Pesquisa e Estatística do DF (IPEDF) mostra que a combinação de uma inflação arrefecida e o aumento do rendimento médio em todas as posições ocupacionais sugere um fortalecimento do poder de compra da população do Distrito Federal
Essa melhoria no cenário econômico é acompanhada por uma expansão significativa do crédito, o que tem impulsionado o consumo das famílias, refletindo-se no aumento das vendas tanto no comércio quanto nos serviços.
Os dados também indicam um mercado de trabalho em expansão, onde houve um aumento na taxa de participação, enquanto a taxa de desemprego se manteve estável em comparação com o mesmo período de 2023. Esse crescimento é especialmente evidente nos setores de serviços e comércio, no qual se observou um aumento no número de pessoas ocupadas.
O valor do conjunto dos alimentos básicos aumentou em 10 das 17 capitais segundo o DIEESE. Entre maio e junho de 2024, as elevações mais importantes ocorreram no Rio de Janeiro (2,22%), em Florianópolis (1,88%), Curitiba (1,81%) e Belo Horizonte (1,18%). Já as principais quedas foram registradas em Natal (-6,38%) e Recife (-5,75%).
Em Brasília a variação no mês foi de 0,21%, acumulando 5,75% em 2024 e 7,51%. Leite integral, Batata inglesa, café e arroz foram os maiores vilões.
O governo federal espera reduzir o impacto do aumento dos combustíveis segurando o reajuste do diesel. Analistas são unanimes em reconhecer que o reajuste da gasolina influenciará na inflação de julho, mas, sem que este atinja o diesel. Principal combustível para caminhões, o impacto não será maior em alimentos, por exemplo.
No dia 12 de julho, o DF recebe roadshow de apresentação do programa Brasil Mais Produtivo. O programa visa aumentar a produtividade e a competitividade das empresas brasileiras por meio da implementação de processos e inovações tecnológicas. O evento será realizado no Sebrae do DF e terá a participação do vice-presidente e ministro da Indústria e Comércio, Geral Alckmin. Os interessados em participar devem se inscrever pelo endereço bit.ly/roadshowBPDF.
No DF, o tempo médio das famílias com dívidas em atraso é de 71 dias, contra 69 dias no mês de maio. Quanto a modalidade da dívida contratada, temos uma retração no cartão de crédito de 75,7% para 71,5%, e uma expansão no crédito pessoal, de 7,9% para 9,1%, além de carnês, de 8,1% para 8,6%. Vale destacar a expansão no financiamento de carro, de 10,6% para 12,8%, e habitação de, 9,8% para 11,6%.
Roberta D’Albuquerque é psicanalista, autora de Quem manda aqui sou eu – Verdades inconfessáveis sobre a maternidade e criadora do portal A Verdade é Que…
O evento aconteceu no Espaço Villa Rizza no Clube das Nações.
CRIADA no Chile para enganar o consumidor brasileiro e vender gato por lebre, a expressão “Reservado” não quer dizer nada. Apenas induz à compra de um produto inferior
UM SUNSET em torno de mais uma edição do Iftar de Ramadã, fim do jejum da comunidade islâmica, durante o mês considerado sagrado por eles, reuniu convidados dos embaixadores do Conselho de Cooperação dos Países do Golfo, no Villa Rizza.