
Gourmet Brasília
Galinha à Cabidela, o prato preferido de JK
Durante a construção de Brasília, entre 1956-1961, ele não dispensava uma galinha ao molho pardo
Na contramão de boa parte do país, o setor de bares e restaurantes está sentindo com força o impacto do inverno. As quedas projetadas no momento chegam a mais de 20%.
Enquanto isso, as expectativas para o inverno de 2024 são positivas em várias regiões do Brasil, com projeções de crescimento no turismo e no consumo em bares e restaurantes.
No Sul do país, o estado de Santa Catarina é o que apresenta as melhores projeções, com expectativas de crescimento em até 20%, impulsionado especialmente pela alta no turismo. Já no Paraná, o aumento projetado é de 15%, também favorecido pelo turismo regional. No Sudeste, São Paulo apresenta as melhores expectativas ao prever um crescimento de 10%.
A situação alarma a Abrasel. No fim de junho, a entidade fez uma pesquisa na qual se detectou que 62% dos empresários afirmaram estar com dificuldades de acesso ao crédito e 39% disseram que vão precisar demitir funcionários por não conseguirem arcar com a mão de obra.
Em 2022, o número de ocupados no comércio somou 10,3 milhões, aumento de 2,6% ante o ano anterior. Pela primeira vez, esse contingente superou o patamar pré-pandemia, registrado em 2019, com alta de 1,5% frente a este ano, ou mais 157,3 mil postos de trabalho.
O custo regulatório para a indústria foi estimado, em média, em 4,1% da receita líquida total do setor industrial, ou R$ 243,7 bilhões, em 2023, de acordo com Sondagem Especial da Confederação Nacional da Indústria (CNI).
O valor se refere aos gastos das empresas com adequação às normas às quais estão submetidas como atos processuais administrativos, como obtenção de licenças, autorizações e certificações.
O Circuito de Treinamento Agro, do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) levou, na semana passada, capacitação técnica e informação sobre acesso ao crédito no Distrito Federal e Goiás para a troca de conhecimentos e incentivar a produção de frutas.
O tema do Dia de Campo foi o mirtilo, uma cultura que tem crescido muito na região de Sobradinho (DF), conhecido como Rota das Frutas, e reuniu produtores, técnicos e representantes de instituição financeira em um fazendo do Distrito Federal.
Durante a construção de Brasília, entre 1956-1961, ele não dispensava uma galinha ao molho pardo
Raul Queiroz Neves, renomado advogado, agora mostra também seu talento como escritor.
O setor de serviços do Distrito Federal registrou alta expressiva de 9,2% em fevereiro de 2025, na comparação com o mês anterior, segundo dados divulgados pelo IBGE.
Roberta D’Albuquerque é psicanalista, autora de Quem manda aqui sou eu – Verdades inconfessáveis sobre a maternidade e criadora do portal A Verdade é Que…