Brasília Agora
Brasília Agora


COLUNAS

Economia$Capital

19 de setembro, 2024

Reajuste nas escolas pode chegar a 15%

98% das escolas particulares indicaram que terão de fazer reajustes nas mensalidades em 2025.

Economia$Capital
Foto: reprodução

Os dados são de uma pesquisa da Consultoria Meira Fernandes, divulgava pela CNN. Quase metade das instituições indicou que as mensalidades ficarão de 8% a 10% mais caras, enquanto 15% das escolas aplicarão um aumento entre 11% a 15% para o próximo ano. Já 33,3% do setor irá aumentar apenas 5% a 7% e 1,67% delas trabalharão com índice entre 1% e 4% para 2025.

Reajuste nas escolas II

Entre os principais custos enfrentados está o reajuste salarial dos professores e auxiliares, com investimentos extras no corpo pedagógico para atender a alta de laudos médicos emitidos para alunos que demandam cuidados especiais.

Varejo tem o maior crescimento em 11 anos…

O comércio varejista brasileiro deve registrar, em 2024, a maior taxa de crescimento dos últimos 11 anos, conforme projeção da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). A previsão é de aumento de 30% nas vendas, o que não era visto desde 2013. Este cenário é impulsionado pela expansão da massa de rendimentos e pela menor taxa de desemprego em uma década, segundo os dados divulgados pela Pesquisa Mensal de Comércio (PMC),

…mas preços demandam atenção

“O comportamento dos preços, especialmente de combustíveis e alimentos, precisa ser acompanhado de perto. A economia está em um momento de recuperação, mas esses itens podem frear o avanço que estamos observando”, avalia o presidente do Sistema CNC-Sesc-Senac, José Roberto Tadros.


Movimento em bares volta a subir…

O Índice Abrasel-Stone, que monitora o volume de vendas no setor de bares e restaurantes, registrou um crescimento de 4% em agosto, revertendo a tendência de queda observada nos dois meses anteriores. O resultado marca uma projeção positiva para o setor, que apresentou uma melhora em 22 dos 24 estados analisados.

…e setor a contratar

Pesquisa da Abrasel realizada em julho deste ano mostrou que 29% dos empresários planejam contratar novos funcionários com base no aumento de demanda previsto para os próximos meses. Entre as funções mais buscadas estão auxiliares de cozinha (68%), atendentes(51%) e garçons (51%)


Venda de veículos

Em agosto, o DF em apresentou um crescimento de 1,64% no número de emplacamento de veículos com relação a julho, enquanto o Brasil apresentou um crescimento de 0,74%. Se comparado ao emplacamento de agosto de 2023, houve um crescimento de 42,98% no Distrito Federal.


Mais empregos na indústria

Empresários apontam que a produção e o número de empregados na indústria cresceram em agosto, de acordo com pesquisa divulgada pela CNI. Este é o segundo mês consecutivo em que esses dois indicadores registraram desempenho positivo.  Na passagem de julho para agosto, o índice de evolução da produção industrial atingiu 52,2 pontos. Já o índice de evolução do número de empregados no setor alcançou 50,7 pontos.


[email protected]