COLUNAS
Economia$Capital
19 de setembro, 2024Reajuste nas escolas pode chegar a 15%
98% das escolas particulares indicaram que terão de fazer reajustes nas mensalidades em 2025.
Os dados são de uma pesquisa da Consultoria Meira Fernandes, divulgava pela CNN. Quase metade das instituições indicou que as mensalidades ficarão de 8% a 10% mais caras, enquanto 15% das escolas aplicarão um aumento entre 11% a 15% para o próximo ano. Já 33,3% do setor irá aumentar apenas 5% a 7% e 1,67% delas trabalharão com índice entre 1% e 4% para 2025.
Reajuste nas escolas II
Entre os principais custos enfrentados está o reajuste salarial dos professores e auxiliares, com investimentos extras no corpo pedagógico para atender a alta de laudos médicos emitidos para alunos que demandam cuidados especiais.
Varejo tem o maior crescimento em 11 anos…
O comércio varejista brasileiro deve registrar, em 2024, a maior taxa de crescimento dos últimos 11 anos, conforme projeção da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). A previsão é de aumento de 30% nas vendas, o que não era visto desde 2013. Este cenário é impulsionado pela expansão da massa de rendimentos e pela menor taxa de desemprego em uma década, segundo os dados divulgados pela Pesquisa Mensal de Comércio (PMC),
…mas preços demandam atenção
“O comportamento dos preços, especialmente de combustíveis e alimentos, precisa ser acompanhado de perto. A economia está em um momento de recuperação, mas esses itens podem frear o avanço que estamos observando”, avalia o presidente do Sistema CNC-Sesc-Senac, José Roberto Tadros.
Movimento em bares volta a subir…
O Índice Abrasel-Stone, que monitora o volume de vendas no setor de bares e restaurantes, registrou um crescimento de 4% em agosto, revertendo a tendência de queda observada nos dois meses anteriores. O resultado marca uma projeção positiva para o setor, que apresentou uma melhora em 22 dos 24 estados analisados.
…e setor a contratar
Pesquisa da Abrasel realizada em julho deste ano mostrou que 29% dos empresários planejam contratar novos funcionários com base no aumento de demanda previsto para os próximos meses. Entre as funções mais buscadas estão auxiliares de cozinha (68%), atendentes(51%) e garçons (51%)
Venda de veículos
Em agosto, o DF em apresentou um crescimento de 1,64% no número de emplacamento de veículos com relação a julho, enquanto o Brasil apresentou um crescimento de 0,74%. Se comparado ao emplacamento de agosto de 2023, houve um crescimento de 42,98% no Distrito Federal.
Mais empregos na indústria
Empresários apontam que a produção e o número de empregados na indústria cresceram em agosto, de acordo com pesquisa divulgada pela CNI. Este é o segundo mês consecutivo em que esses dois indicadores registraram desempenho positivo. Na passagem de julho para agosto, o índice de evolução da produção industrial atingiu 52,2 pontos. Já o índice de evolução do número de empregados no setor alcançou 50,7 pontos.