
Gourmet Brasília
Galinha à Cabidela, o prato preferido de JK
Durante a construção de Brasília, entre 1956-1961, ele não dispensava uma galinha ao molho pardo
Para atender a demanda da indústria do Distrito Federal nos próximos três anos, será necessário qualificar 186 mil profissionais de 2025 a 2027, segundo o Mapa do Trabalho Industrial.
O número contempla a necessidade de formação de 33 mil novos profissionais e de requalificação de 153 mil que já estão no mercado. O temor é que sem esses profissionais, o DF viva um apagão técnico.
A projeção leva em conta o crescimento da economia e do mercado de trabalho. O levantamento é elaborado pelo Observatório Nacional da Indústria da CNI. De acordo com o Mapa do Trabalho Industrial 2025-2027, o Distrito Federal precisará de 33 mil trabalhadores com uma nova formação para atender o ritmo de criação de empregos e a reposição de trabalhadores.
As áreas industriais com maior demanda por profissionais no Distrito Federal de 2025 a 2027 serão Construção (25 mil), Tecnologia da Informação (23 mil), Manutenção e Reparação (13 mil); e Alimentos e Bebidas (13 mil).
A produção de alimentos orgânicos no DF cresceu 25% no último ano, impulsionada pela demanda por produtos saudáveis e pela atuação de cooperativas como a “Cooperativa Verde”, que reúne mais de 100 produtores rurais e comercializa seus produtos em feiras e pontos de venda próprios.
Dados de um cálculo realizado pelo World Resources Institute (WRI) Brasil, o país desperdiça 41 mil toneladas de alimentos por ano. Desse total, 15% ocorrem em restaurantes, o que equivale a cerca de 6 mil toneladas. a Abrasel desenvolveu uma série de cursos com foco em sustentabilidade, com capacitações gratuitas para donos de bares e restaurantes.
Com o tema Logística em Foco: Conectando Mercados, a Semana da Empresa Exportadora buscará fornecer uma visão abrangente sobre o tema, com um olhar sobre as necessidades e os desafios da indústria do Distrito Federal. A programação, que ocorrerá de 22 a 25 de outubro, é promovida pela Fibra com o apoio da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI). As inscrições são gratuitas e limitadas, pelo site bit.ly/semanaexportadora2024.
A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil realiza, na sexta (25), a etapa do júri popular do Prêmio CNA Brasil Artesanal para escolher as melhores cervejas do concurso. A avaliação será realizada no espaço gastronômico Mané Mercado, em Brasília (DF), a partir das 18h. Os dez classificados são do Distrito Federal, Bahia, Goiás, Minas Gerais, Paraná, Rio Grande do Sul e São Paulo.
Os produtos não serão identificados para a degustação e os consumidores farão a avaliação sensorial em um tablet disponibilizado pela CNA.
Durante a construção de Brasília, entre 1956-1961, ele não dispensava uma galinha ao molho pardo
Raul Queiroz Neves, renomado advogado, agora mostra também seu talento como escritor.
O setor de serviços do Distrito Federal registrou alta expressiva de 9,2% em fevereiro de 2025, na comparação com o mês anterior, segundo dados divulgados pelo IBGE.
Roberta D’Albuquerque é psicanalista, autora de Quem manda aqui sou eu – Verdades inconfessáveis sobre a maternidade e criadora do portal A Verdade é Que…