COLUNAS

Economia$Capital

21 de janeiro, 2025 | Por: Economia$Capital

Corrida no Nota Legal

O GDF alerta que não haverá nova prorrogação.

Os contribuintes têm até a próxima sexta-feira (24) para indicar seus abatimentos. No Nota Legal. Até o momento, 268.309 contribuintes já fizeram a indicação com mais de R$ 56,1 milhões indicados para o IPVA e outros R$ 26 milhões indicados para abatimento no IPTU.


Apreensões recorde de animais de grande porte

O número de apreensões de animais de grande porte (Bovinos e equinos, por exemplo) no DF saltou de 260, em 2023, para mais de 420, em 2024, um crescimento de 61%, segundo a Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural (Seagri-DF). Reforço da fiscalização não só nas áreas urbanas mas também em rurais visando coibir maus tratos.

Apreensões recorde de animais de grande porte II

Quem tiver interesse em adotar um dos animais apreendidos deve comparecer à sede da pasta – Setor Terminal Norte (STN), s/nº, Asa Norte – com comprovante de residência, identidade (RG) e o Cadastro de Pessoa Física (CPF).


Empregos na alimentação

O setor de alimentação fora do lar atualmente emprega 4,79 milhões de pessoas, segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD), divulgada pelo IBGE. 57% das contratações formais em 2024 foram de jovens entre 18 e 24 anos, enquanto a idade média de quem trabalha no setor é de 34 anos, de acordo com a pesquisa

Empregos na alimentação II

Apesar disso, há um aumento de pessoas com mais de 40 anos trabalhando no setor. Em novembro de 2024, mais de 2.500 trabalhadores foram contratadas com vínculo formal nessa idade, correspondendo a um aumento de 55% em relação a novembro de 2023.

Emprego na Alimentação III

Hoje, as mulheres representam 49% da mão de obra no segmento — em 2017, elas eram 47%. No mercado formal, as mulheres são maioria, representando 55% do total.

A força da criatividade

Cerca de 8,2 milhões de pessoas estavam trabalhando em ocupações criativas no Brasil, no segundo trimestre de 2024. O número equivalia a 8% do total de ocupados. A taxa de informalidade nessas ocupações era de 42,2%, ou seja, maior que a média nacional, que estava em 38,6%.

Foto: reprodução da internet

A força da criatividade II

São Paulo, Distrito Federal, Rio de Janeiro e Ceará possuíam as maiores proporções de trabalhadores em ocupações criativas, na comparação com o total de ocupados de cada uma dessas localidades. No DF, praticamente um em cada dez trabalhadores estão nesse segmento.

[email protected]

Artigos Relacionados