Brasília Agora


COLUNAS

Economia$Capital

23 de junho, 2021

Bem na foto Ha boas notícias na administração financeira do GDF. No comparativo com abril do ano passado, o Distrito Federal registrou, no mesmo mês […]

Economia$Capital

Bem na foto

Ha boas notícias na administração financeira do GDF. No comparativo com abril do ano passado, o Distrito Federal registrou, no mesmo mês deste ano, um aumento de 20,4% na arrecadação de receitas de origem tributária. O total atingiu o montante de R$ 1,461 bilhão, ante R$ 1,213 bilhão em abril de 2020. O acréscimo real, quando é aplicado o INPC), chegou a 11,9%.

Bem na foto II

O ótimo resultado na receita tributária foi puxado por três eixos principais: medidas de apoio a setores estratégicos, o sucesso do Refis 2020 e a melhoria nos sistemas de gestão da Secretaria de Economia.

Bem na foto III

Outro dado relevante foi a permanecia do DF em situação confortável indo em vista o cumprimento da Lei de Responsabilidade Fiscal. O comprometimento da Receita Corrente Liquida com o pagamento do executivo ficou em 41,23%, um percentual confortável para a margem de 49%.

Bem na foto IV

Não à toa, determinados setores do GDF já estudam a possibilidade de promover aumentos salariais a determinadas categorias. O assunto ainda é tratado com discrição, mas deve entrar mais fortemente na pauta no começo do próximo semestre, quando forem fechados indicadores como por exemplo a arrecadação com o IPTU e outros tributos.

Enquanto isso, no Planalto

Já pra o governo federal, a divulgação dos últimos indicadores não é nada animadora. A despeito do crescimento do PIB, que pode superar os 5%, lembrando que em cima de um quadro recessivo do ano passado, a perceptiva de surto inflacionário e a difícil recuperação dos empregos nublam qualquer tentativa de comemorar uma recuperação da Economia.

Enquanto isso II

Some-se os quadros citados, a situação do aumento da desigualdade social. Estudo da PNUd revelou que 10% dos brasileiros contra 57% da renda nacional, o que coloca o Brasil como terceiro mais desigual na América Latina.

Fast delivery no DF

Está previsto para este segundo semestre o começo das operações de fast delivery na rede Magalu no DF. Hoje, presente em 16 municípios brasileiros, o formato de operação permite a entrega de mercadorias adquiridas on-line, em até uma hora após a compra.

Olho gordo na W3

Uma das redes de restaurantes que mais cresce no pais, a Outback está disposta a deixar de ser vista como loja de shopping e investir em estabelecimentos de rua. E para isso, está pesquisando a possibilidade de investir na W3 Sul.  Os comerciantes da área veem como uma ótima notícia para a recuperação da avenida.

 

[email protected]