Economia$Capital
21 de janeiro, 2025As previsões de especialistas A coluna ouviu técnicos do Ministério da Fazenda, da secretaria da fazenda local, um representante do setor produtivo e um do movimento sindical para falarem suas expectativas com relação a 2021, sem a identificação para eventuais protestos de seus chefes, ou críticas com relação acertos e erros. Os temas foram divididos […]
As previsões de especialistas
A coluna ouviu técnicos do Ministério da Fazenda, da secretaria da fazenda local, um representante do setor produtivo e um do movimento sindical para falarem suas expectativas com relação a 2021, sem a identificação para eventuais protestos de seus chefes, ou críticas com relação acertos e erros. Os temas foram divididos em seis áreas.
Inflação
A expectativa de todos é de um repique inflacionário pelo menos até o final do trimestre, quando diante de agravamento de uma possível recessão, a própria inflação iria arrefecer por causa da falta de demanda de vários produtos.
Emprego
Também foi unanime o aumento do desemprego, como resultado da queda na produção e no consumo, principalmente com a falta de auxílios emergenciais. Os nossos analistas avaliam que o segundo semestre deve ser de melhora, por conta da possível disseminação da vacina na população e redução dos casos de Covid.
Qualidade de vida
Outra quase unanimidade, frente ao impacto do fim do auxílio. Há contudo, na visão dos técnicos do governo , uma expectativa de que o Executivo providencie tão logo as pesquisa mostrem queda da aprovação do governo, um substituto, que, dificilmente chegará ao patamar dos 600 reais do inicio da pandemia.
Contas Públicas
Há quase um racha entre as opiniões. Sim, o déficit ainda será uma ameaça, mas alguns avaliam que dificilmente chegara aos valores deste ano, seja pela redução do auxilio, seja pela necessidade do governo de corrigir as distorções de forma a tranquilizar o mercado.
Privatizações
Vão depender das eleições no Congresso. Se o governo conseguir eleger seus aliados, o processo anda. Se não…., Há um consenso , no entanto, de que as concessões da malha viária devem andar por conta de um apoio maior da população e a falta de sindicatos contrários.
No mais…
Os votos da coluna são de um ano com vacina, com
tranquilidade no mercado, com a volta dos investimentos, com o controle da inflação e , principalmente, com geração de emprego. Feliz 2021!!!!!