Brasília Agora


COLUNAS

Economia$Capital

27 de julho, 2021

Brasil sobre rodas O GDF monitor com bastante atenção a adesão ao movimento dos caminhoneiros em todo o País. O motivo é simples, na última […]

Economia$Capital

Brasil sobre rodas

O GDF monitor com bastante atenção a adesão ao movimento dos caminhoneiros em todo o País. O motivo é simples, na última grande paralisação, a unidade federativa foi uma das que mais sofreram, correndo riscos de desabastecimento de alimentos e enfrentando longas filas nos postos de combustíveis.

Brasil sobre rodas II

Pelo sim, pelo não, informações da Ceasa e do Sindicato dos Revendedores de Combustíveis apontam que o DF tem estoque para garantir o abastecimento da população por pelo menos cinco dias de paralisação com grande adesão (acima de 60%). Mais do que isso, a população já vai sentir

Brasil sobre Rodas III

Em seus primeiros momentos, segundo acompanhamento da Policia Rodoviária Federal, adesão da categoria a paralisação está abaixo de 20%. Mas há estimativas de que de ela pode aumentar em volume nos próximos dias. A maior adesão às paralisações ocorre no Nordeste, região que, com exceção de alguns produtos como frutas, pescado e feijão, tem um peso menor no abastecimento do DF do que a Sudeste e Sul.

Brasil sobre Rodas IV

Por falar em paralisação, essa foi disseminada pelo rádio entre caminhoneiros: Bolsonaro não está gostando e dizer que reduziu o imposto do sobre o skate, manda ele usar os skatistas para trazer gasolina e comida. A frase, no mínimo mostra que o namora entre o mito e a categoria acabou.

Desemprego no DF

Entre junho/2020 e junho/2021, a taxa de desemprego total no Distrito Federal (DF) teve diminuição de 2,9 pontos percentuais, passando de 21,6% para 18,7%. Nesse mesmo intervalo de tempo, a taxa de participação (proporção de pessoas com 14 anos e mais incorporadas ao mercado), cresceu 3,9 p.p (de 61,1% para 65,0%). Os dados forma divulgados pela Codeplan.

Desemprego no DF II

A justificativa dos resultados é que nos últimos doze meses, o contigente de desempregos reduziu-se devido ao aumento no nível de ocupação, onde foram criados 146 mil novos postos, número superior ao acréscimo da População Economicamente Ativa (PEA) (127 mil pessoas ingressaram no mercado de trabalho).

Desemprego no DF III

A taxa de desemprego total da Periferia Metropolitana de Brasília (PMB), os resultados mostram que a mesma declinou ao passar de 23,1% para 22,7% da PEA, de um mês para o outro (maio/ junho).

Feiras mobilizadas

Integrantes do Sindicato dos Feirantes do Distrito Federal (Sindifeira) se reuniram para revisar a proposta de minuta que servirá de base para elaboração de um projeto de lei regulador do segmento. Entre as principais mudanças propostas está a instituição da hereditariedade das bancas de feirantes e a instituição de taxa de ocupação cujos valores pagos em relação ao preço público sejam investidos em melhorias na própria localidade.

 

[email protected]