Brasília Agora


COLUNAS

Economia$Capital

10 de agosto, 2021

SCS pede socorro 101 lojas e 680 salas fechadas. Esse é o resultado do balanço realizado pela Fecomércio sobre os estabelecimentos no Setor Comercial Sul […]

Economia$Capital

SCS pede socorro

101 lojas e 680 salas fechadas. Esse é o resultado do balanço realizado pela Fecomércio sobre os estabelecimentos no Setor Comercial Sul desde o início do ano. A Quadra 02 foi a que mais sentiu a crise, apresentando 29 lojas sem opera ha pelo menos oito meses. Em seguida, vem a Quadra 01 com 26 lojas e a 03 com 16. A quadra 06, a mais perto da W3, tem 18 lojas fechadas.

SCS pede socorro (II)

Segundo a Fecomércio, entre os principais motivos apontados para a crise no SCS estão evidentemente a pandemia e alguns velhos problemas, como o excesso de ambulantes, a falta de estacionamentos e a insegurança no local. A Fecomercio destaca ainda o efeito cascata das lojas fechadas, que retira do setor outros prestadores de serviços aos trabalhadores como, por exemplo, restaurantes e lojas de material de escritório.

SCS pede socorro (III)

A crise do setor tem se manifestado também no impacto imobiliário, pois grandes escritórios e empresa tem procurar outras locais do DF para se instalar, diante do esvaziamento local. Uma sugestão apontada por especialistas para revitalizar a área é a transformação de vários prédios em habitações, o que poderia trazer de volta movimento, segurança e, claro, o comercio para atender essa demanda.

O risco com fertilizantes

O aumento da produção agrícola no pais, com a consequente escalada de preços nos fertilizantes como fosfatos e potássio, já tiveram impactos de mais de 80% em alguns deles produtos. Analistas sinalam que esse deve ser outro problema a afetar os preços de alimentos e consequentemente a inflação em 2022.

Briga contra o IGP-M

Agora é a vez da ABF, associação que reúne mais de 2.500 redes de franquias, anunciar que vai apoiar a ação em tramitação no STF contra omisso do IGP-m como índice para reajustar aluguéis. A previsão é de que o Supremo avalie a questão até a próxima semana.

Mais confusão na CEB

A decisão da Justiça em primeira instância de impedir a demissão de dois funcionários da EB vinculados a privatização da subsidiária de distribuição de energia pode trazer mais confusão ainda ao processo. Os litigantes alegaram que pertenciam ao quadro geral da empresa, e não diretamente a parte privatizada, o que pode ter impactos em outras demissões realizadas na companhia.

A farsa do 5 G

A Secretaria Nacional do Consumidor instaurou processo administrativo para investigar a possibilidade de propaganda enganosa por parte das operadoras Tim, Vivo, Claro e Oi, com relação a divulgação de serviços prestados pela faixa 5G. É bom lembrar que essa frequência sequer foi licitada no país.

Novo recorde no IPCA

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) de julho apresentou alta de 0,96%, 0,43 ponto percentual acima da taxa de 0,53% registrada em junho. Essa é a maior variação para um mês de julho desde 2002. No ano, o IPCA acumula alta de 4,76% e, nos últimos 12 meses, de 8,99%.

 

[email protected]