COLUNAS

Economia$Capital

21 de janeiro, 2025

Contas vazias Vários grupos de servidores públicos federais estão ainda sem os salários de dezembro em suas contas. Embora por lei o pagamento possa ser feito até o quinto dia útil, o normal é ter os depósitos realizados no primeiro, o que não aconteceu. Na segunda, o governo federal disse que a situação seria normalizada […]

Contas vazias

Vários grupos de servidores públicos federais estão ainda sem os salários de dezembro em suas contas. Embora por lei o pagamento possa ser feito até o quinto dia útil, o normal é ter os depósitos realizados no primeiro, o que não aconteceu. Na segunda, o governo federal disse que a situação seria normalizada nesta terça (05), mas vários segmentos ainda não receberam.

 

Contas vazias II

Segundo o Ministério o problema foi devido a mudança no sistema de pagamento, que foi “modernizado”. O próprio órgão, reafirma que, ainda nesta terça, a situação seria normalizada.

 

Olho nas contas

Após o reajuste escolar, que em várias unidades foi maior do que os índices oficiais de inflação, para variar (aliás teve escola que aumentou em mais de 15% as mensalidades), os pais e responsáveis terão agora que arcar com o aumento do material escolar, que teve alta de 10% em média. Isso com as aulas remotas. Imagina se fossem presenciais.

 

Nota Legal e boazinha

Em 2021, mesmo quem está inadimplente poderá utilizar os créditos tributários para quitar tributos vencidos de Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) e do Imposto sobre Propriedade de Veículo Automotor (IPVA). As indicações do Programa Nota Legal começaram nesta segunda-feira (4).

 

Seringas em falta

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Inflação por excesso de demanda? A gente vê por aqui. Além da falta de seringas em várias farmácias, o preço do produto já está majorado em mais de 40% em alguns estabelecimentos. Tudo pela grande expectativa na chegada da vacina ao Brasil e na grande frustração de saber que podem faltar seringas para as aplicações.

 

Ponto eletrônico

Órgãos e entidades públicas terão o prazo de 60 dias, a partir de 4 de janeiro, para optar pelo Sistema de Registro Eletrônico de Frequência (Sisref), disponibilizado pela Secretaria de Gestão e Desempenho de Pessoal do Ministério da Economia. A intenção do governo era ter acabado como ponto manual já em 2020, mas a pandemia, e a adoção do trabalho remoto atrasaram o cronograma.

 

Seguro prorrogado

O governo federal atendeu ao pedido da Confederação Nacional da Indústria (CNI) e prorrogou o contrato do Ministério da Economia com a Agência Brasileira Gestora de Fundos Garantidores e Garantias (ABGF), hoje operador do Seguro de Crédito à Exportação (SCE). O prazo foi estendido até 30 de junho de 2021.

 

Começaram mal

O movimento no setor de hotéis no final do ano chegou em alguns lugares a sofrer quedas de mais de 60%, como no Rio de Janeiro. O pior, segundo o segmento, é que o adiamento de vários eventos do carnaval deverá empurrar a crise ainda mais para frente.

 

[email protected]

Artigos Relacionados