Economia$Capital
31 de janeiro, 2025Enfim uma boa noticia… Pode ser que o Natal dos brasileiros receba a visita inesperada de produtos que, diante da escalada dos preços, estavam fora da ceia. Com a resistência chinesa a carne brasileira, os produtores locais devem voltar seus olhos para o mercado nacional, mas sabem que para isso, vão ter que reduzir seus …
Enfim uma boa noticia…
Pode ser que o Natal dos brasileiros receba a visita inesperada de produtos que, diante da escalada dos preços, estavam fora da ceia. Com a resistência chinesa a carne brasileira, os produtores locais devem voltar seus olhos para o mercado nacional, mas sabem que para isso, vão ter que reduzir seus preços.
Ou, não…
O problema é que se a carne pode ter que ser vendida mais barata, os insumos para produzi-la não param de subir. Estante pelo apetite chinês pelo milho e soja. Diante do aumento desses produtos fundamentais para a ração animal, tem muito produtor comprando farelo de biscoito. No caso do gado, tem muita gente dizendo que prefere deixar no pasto. Afinal, o combustível para transportar também está pela hora da morte.
Polo de Logistica
Técnicos da Terracap conhecerão na próxima semana os estudos de viabilidade técnica, econômico-financeira e jurídica escolhidos para a concessão da implantação e exploração do Polo Logístico do Distrito Federal. O Polo será instalado na BR-060, em área da empresa.
Polo de Logística II
Quando o processo for licitado, a empresa vencedora deverá investir em uma área de 260 hectares, entre Samambaia e Recanto das Emas. O espaço terá uso industrial, de comércio atacadista e habitacional. Após a apresentação do projeto aos técnicos, o GDF marcara audiências públicas para debater o polo.
Mais dinheiro para o setor produtivo
Por meio do Fundo Constitucional do Centro-Oeste já foram contratados até agosto cerca de R$ 175 milhões por centenas de empresas do DF e da Região Integrada de Desenvolvimento Econômico (RIDE). o Conselho de Financiamento à Atividade Produtiva (Cofap) já analisou até o momento 78 cartas-consulta – que são as propostas das empresas – totalizando um valor de financiamento de R$ 292 milhões em 2021. Esse valor total ainda depende de trâmites bancários para ser usado pelo empresariado.
Informalidade urbana
Estudo apresentado no Seminário de Pesquisa sobre Núcleos Urbanos Informais (NUI) no Brasil, promovido pelo Ipea, identificou aproximadamente 4.968 NUI com quase 1,5 milhão de domicílios, o que corresponde a 27% dos domicílios dos 150 municípios da pesquisa. A maior concentração de NUI está no polo de Porto Alegre, seguido pelos polos de Belo Horizonte e Recife. Em número de domicílios, o polo do Recife lidera (613.744), seguido por Belo Horizonte (433.537).
Informalidade urbana II
O objetivo do trabalho foi mapear e caracterizar os NUI em seis territórios do Brasil: polos Belo Horizonte, Brasília, Juazeiro do Norte, Marabá, Porto Alegre e Recife. Das regiões pesquisadas, Brasília apresentou o menor adensamento de NUI. O trabalho classifica como NUI, tanto loteamentos irregulares (38,5%) como, favelas (52,2%). No DF, como previsto, predomina a primeira categoria.
Temporários nas festas
A Associação Brasileira do Trabalho Temporário (Asserttem) divulgou que nos meses de outubro, novembro e dezembro, devem ser criadas mais de 565 mil vagas temporárias, acima das 471 mil oferecidas em 2020. Ainda de acordo com os dados, a expectativa é que a data supere os 27,7% de crescimento alcançado em 2020, com destaque para os setores de comércio atacadista e varejista.