COLUNAS

Economia$Capital

31 de janeiro, 2025

Maioria não vai contratar no natal I Pesquisa sobre Contratação de Mão de Obra Temporária no Comércio Varejista do Distrito Federal, realizada pelo Instituto Fecomércio-DF, mostra que 69,34% dos comerciantes não pretendem contratar, e 12,30% restantes ainda não se decidiram. O principal motivo para não contratar é já possuírem um quadro de funcionários suficiente, capaz …

Maioria não vai contratar no natal I

Pesquisa sobre Contratação de Mão de Obra Temporária no Comércio Varejista do Distrito Federal, realizada pelo Instituto Fecomércio-DF, mostra que 69,34% dos comerciantes não pretendem contratar, e 12,30% restantes ainda não se decidiram. O principal motivo para não contratar é já possuírem um quadro de funcionários suficiente, capaz de atender a demanda (40,91%).

Maioria não vai contratar no natal II

18,36% dos lojistas entrevistados têm intenção de contratar trabalhadores para suprir as demandas do Natal, principal data para o comércio em todo o País. O índice médio de contratação de funcionários por estabelecimento é de 2,26. Com isso, o setor deve ter um acréscimo de cerca de 1,8 mil postos de trabalho neste fim de ano.

Maioria não vai contratar no natal III

O segmento que mais deve convocar trabalhadores temporários é de eletrônicos, com média de 5 novos funcionários. Em seguida, padarias e confeitarias (4,5), bares, restaurantes, lanchonetes e supermercados (3,67) e papelarias e livrarias (3,5).

IPVA E IPTU em mais parcelas

O GDF enviará para a Câmara Legislativa nesta semana os projetos de lei que estabelecem os valores do IPTU e do IPVA para 2022. O governo também prepara medidas para que os contribuintes possam pagar os impostos em mais parcelas e com mais desconto. O IPTU e o IPVA de 2022 poderão ser parcelados em até seis vezes. Para quem optar pelo pagamento à vista, o desconto será de 10% – e não de 5%.

IPTU e IPVA em mais parcela II

A base de cálculo, que é o valor do imóvel considerado para calcular o IPTU, será corrigida pela variação do INPC, medida entre os meses de setembro de 2020 e agosto de 2021, ou algo em torno de 8,5%. A do IPVA seguirá a variação do valor venal entre 2021 e 2022, segundo a tabela FIPE. Nao haverá aumento das alíquotas.

Bares e restaurantes retomam pessimismo

Depois de um período de alívio pelo fim das restrições de funcionamento na pandemia, o setor de restaurantes e bares retoma o discurso pessimista. O motivo é a elevação da Selic para 7,75% ao ano, que vai dificultar o crédito no momento em que as empresas estão descapitalizadas e mais de 30% seguem com prejuízo, segundo Paulo Solmucci, presidente da Abrasel.

Construção civil vai bem, mas….

Estudo divulgado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) mostra que o nível de atividade médio da construção, para o 3º trimestre deste ano, é o maior para o período desde 2020. A demanda por imóveis, as taxas de juros ainda em patamares atrativos e o incremento do crédito imobiliário são alguns dos fatores que ajudam a explicar esse resultado.

…. A preocupação aumenta

Apesar dos resultados positivos, o segmento está vivendo um grande desafio, que engloba a falta de insumos e o aumento exagerado nos custos. Os levantamentos realizados pelas entidades ainda apontaram a preocupação dos empresários sobre o aumento da taxa de juros. Enquanto no 2º trimestre de 2021 menos de 10% dos empresários manifestaram preocupação com os juros, no 3º trimestre esse número aumentou para 16%.

 

[email protected]

Artigos Relacionados