Brasília Agora


COLUNAS

Economia$Capital

11 de novembro, 2021

REDUÇÃO NO ITBI A NOTÍCIA de que o governo vai encaminhar na semana que vem para a CLDF uma proposta de redução do ITBI (imposto […]

Economia$Capital

REDUÇÃO NO ITBI

A NOTÍCIA de que o governo vai encaminhar na semana que vem para a CLDF uma proposta de redução do ITBI (imposto sobre transmissão de bens imóveis) de 3% para 1% ja provocou uma reação entre os distritais que querem colocar em pauta o projeto, também encaminhado pelo Executivo em 2019, que previa uma alíquota defi nitiva de 2%. A atual proposta prevê uma redução maior, mas temporária por 90 dias.

REDUÇÃO NO ITBI (II)

SEJA como for, o governo não deve ter dificuldade em aprovar o projeto, assim como também deve passar a proposta de redução de IPTU sobre imóveis em construção, também referendada pelo governador Ibaneis.

DE OLHO NOS PRÉ-PAGOS

A ABRASEL está articulando com grandes entidades empresariais nas áreas de supermercados, shoppings centers, material de construção entre outros, para solicitar celeridade ao Banco Central na regulação da taxa de intercâmbio dos pré-pagos. Hoje o BC regula a tarifa do cartão de débito, que deve ser na média 0,5%, com limite máximo de 0,8%. Mas os bancos digitais, como Nubank, escapam da regulação pois funcionam com contas de pagamentos, cujos cartões, apesar de funcionarem como se fossem débito, formalmente são classificados como pré-pagos.

VOO LIVRE

SUSPENSOS desde março do ano passo, Aeroporto Internacional de Brasília retomará voos diretos para os EUA a partir de maio do ano que vem O serviço será feito pela Gol Linhas Aéreas com os destinos Miami e Orlando.

FEIRA DAS FLORES

COM A participação de aproximadamente 30 produtores de fl ores e plantas ornamentais atendidos pela Emater, começa nesta quinta (11), com abertura às 19h, a 1ª Feira Nacional do Artesanato e das Flores. O evento segue até segunda-feira (15), das 10h às 22h, no Espaço Funarte, ao lado da Torre de TV, no Eixo Monumental. A entrada é livre.

Queda nas vendas

NA PASSAGEM de agosto para setembro de 2021, entre os oito setores investigados pela Pesquisa Mensal do Comércio para o comércio varejista houve queda nas vendas de seis atividades: Equipamentos e material para escritório, informática e comunicação (-3,6%), Móveis e eletrodomésticos (-3,5%), Combustíveis e lubrificantes (-2,6%), Outros artigos de uso pessoal e doméstico (-2,2%), Hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (-1,5%) e Tecidos, vestuário e calçados (-1,1%).

Queda nas vendas (II)

DUAS atividades apresentaram estabilidade: Livros, jornais, revistas e papelaria (0,0%) e Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos (0,1%). Na pesquisa com o setor ampliado, a atividade de Veículos, motos, partes e peças registrou queda de 1,7% entre agosto e setembro, enquanto Material de construção caiu 1,1%, ambos, respectivamente, após variação de 0,3% e queda de 1,2% registrados em agosto.

Queda nas vendas (III)

O VAREJO olha com muita atenção para o Black Friday, pois a data, além de possivelmente recuperar os indicadores, servirá de termômetro para as vendas de Natal. Ou seja, nem tudo esta perdido, mas segue uma trilha preocupante.

 

[email protected]