Economia$Capital
31 de janeiro, 2025Parabéns aos envolvidos Com os indicadores do PIB revelados pelo IBGE o pais pode , oficialmente, decretar-se novamente em recessão. Surpreendente, diante do fato de que economia deveria estar em franco crescimento após o impacto da pandemia no ano passado e a retomada das atividades presenciais. Mas, sem poder culpar o vírus, sobram responsabilidades para …
Parabéns aos envolvidos
Com os indicadores do PIB revelados pelo IBGE o pais pode , oficialmente, decretar-se novamente em recessão. Surpreendente, diante do fato de que economia deveria estar em franco crescimento após o impacto da pandemia no ano passado e a retomada das atividades presenciais. Mas, sem poder culpar o vírus, sobram responsabilidades para os homens.
Parabéns aos envolvidos II
Entre os fatores apontados para a queda no PIB estão o impacto das tarifas de energia e combustíveis, o déficit na balança comercial, o aumento da informalidade com o alto índice de desemprego e a as secas que afetaram o agronegócio, que teve queda de 8% no último trimestre.
Os sem Ano Novo
A notícia de que o GDF cancelou as festividades de ano-novo acenderam a luz amarela no segmento de eventos. Não que eles estejam questionando a adoção da medida pelo governo, principalmente diante da inevitabilidade da chegada da nova variante do vírus da Covid no DF, mas sim pelo medo que o aumento de casos no DF obrigue o governo a adotar medidas ainda mais severas impactando bares, restaurantes e clubes que começavam a respirar.
De olho nas reservas
Outro segmento que também está preocupado com a chegada da variante Ômicron é o do turismo. Cidades como Salvador e Olinda, que junto com o Rio lideram os interesses de viagens dos brasilienses na folia, ainda não confirmaram a realização do carnaval. Apenas os cariocas mantiveram tanto a queima de fogos como a intenção de botar os blocos nas ruas. Na dúvida, os preços das reservas que vinham em disparada dão os primeiros sinais de queda.
Saideira
Pesquisa realizada pelo International Alliance for Responsable Drinking (IARD) em 17 países, entre ele o Brasil, aponta que após o período de restrições da Covid-19, 74% dos brasileiros entrevistados passaram a valorizar ainda mais os bares e restaurantes em seu dia a dia. Para 71%, o fechamento teve efeito negativo em suas vidas.
Chegando aos 20%
O Índice Geral de Preços-Mercado (IGP-M), usado no reajuste dos contratos de aluguel, registrou inflação de 0,02% em novembro deste ano, taxa mais baixa do que as do mês anterior (0,64%) e de novembro de 2020 (3,28%). Segundo a Fundação Getúlio Vargas, o indicador acumula 16,77% no ano e 17,89% em 12 meses.
Passando dos 20%
Em outubro de 2021, os preços da indústria subiram 2,16% frente a setembro. O acumulado no ano atingiu 26,57% e o acumulado em 12 meses, 28,83%. Em outubro, 22 das 24 atividades tiveram alta de preços, contra 20 do mês anterior. Os dados são do IBGE.
Terra fértil
O IPEA divulgou boas notícias para o agronegócio em 2022. A perspectiva é de safra recorde para a soja (+3,4%), recuperação e expectativa de recorde na produção de milho (+34,1%) (que foi prejudicada pela seca e geadas em 2021), leve queda na produção de arroz (-1,8%) e alta na produção de algodão (+12,6%).