COLUNAS

Economia$Capital

31 de janeiro, 2025

Luz amarela para 2022 As previsões para 2022 não são nada animadores. Pesquisadores da FGV fizeram revisões e já sinalizam que o PIB não deve crescer mais que 1%, havendo projeções até de que o crescimento seja negativo. As perspectivas ruins seguem também na taxa de inflação, com prognósticos de superar a meta prevista de …

Luz amarela para 2022

As previsões para 2022 não são nada animadores. Pesquisadores da FGV fizeram revisões e já sinalizam que o PIB não deve crescer mais que 1%, havendo projeções até de que o crescimento seja negativo. As perspectivas ruins seguem também na taxa de inflação, com prognósticos de superar a meta prevista de 5%.

Luz amarela para 2022 II

Alguns analistas de mercado preveem indicadores ainda piores diante do quadro de relaxamento fiscal implementado pelo governo federal para rever a popularidade do presidente em ano eleitoral. Fala-se em inflação de novo em dois dígitos, crescimento negativo e aumento do desemprego, ou seja, a tempestade perfeita.

Enquanto isso…

O ministro Guedes agora resolveu culpar os bancos centrais e o mercado internacional pela crise no Brasil. Em entrevista, o titular da pasta econômica avaliou que se não fosse a soneca desses personagens, a economia brasileira estaria em franco crescimento. O problema. É que a credibilidade do ministro anda no chão. Tanto é que nem tem conseguido atrair membros do mercado financeiro para sua equipe, tendo que apostar em soluções caseiras para repor as peças que abandonaram o navio.

Fama de bom pagador

Pela primeira vez desde 2014, o DF passou da letra C para a letra B na Capacidade de Pagamento (Capag), índice que mede a saúde fiscal dos estados e municípios. Este trabalho feito nos últimos três anos pelo secretário André Clemente permitiu ao DF encaminhar, por exemplo, quatro operações de crédito que somam R$ 2,3 bilhões. São recursos para injetar em obras e na modernização da gestão pública.

Semana da tecnologia

Até 10 de dezembro, os visitantes da 18ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, que ocorre no Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade, poderão conhecer de perto projetos do Sesi-DF e do Senai-DF), além de poderem assistir a palestras e oficinas do Instituto Euvaldo Lodi do DF (IEL-DF). O tema da edição deste ano é Transversalidade da Ciência, Tecnologia e Inovações Para o Planeta.

Ainda bom negócio

As maiores rentabilidades para imóveis residenciais continuaram na região de Águas Claras, com índices de 0,61%, 0,44%, 0,42% e 0,43% para as categorias kitinete, 1 dormitório, 2 dormitórios e 3 dormitórios, respectivamente. Os dados são do Secovi, que, no entanto, mostrou que as lojas comerciais em Taguatinga superaram no mês de outubro a rentabilidade de Aguas Claras.

Produtividade industrial cai

A produtividade do trabalho na indústria no terceiro trimestre de 2021 retornou ao patamar do segundo trimestre de 2020, momento mais grave para economia da crise causada pela pandemia de Covid-19. O indicador que mede a relação entre o volume produzido e as horas trabalhadas na produção caiu 1,3% em relação ao segundo trimestre do ano, segundo estudo da CNI.

Fome de estantes

O sucesso da nova Livraria Travessa em Brasília animou investidores de olho no potencial local. Além de redes tradicionais de São Paulo, novos estabelecimentos realizam estudos visando lojas temáticas, segmentadas e com experiências mais exclusivas como tarde de autógrafos, stand ups e até shows.

 

[email protected]

Artigos Relacionados