Economia$Capital
31 de janeiro, 2025SINDICATOS MOBILIZADOS CONTRA REFORMA Os sindicatos trabalhistas e confederações iniciaram mobilização para barrar a proposta do governo federal de mudanças na legislação trabalhista. Um dos pontos elencados pelos sindicato é o que blinda o uso d ebens de sócios em divida trabalhista das empresas. Para os sindicatos, este é um caminho para fraudes. SINDICATOS MOBILIZADOS …
SINDICATOS MOBILIZADOS CONTRA REFORMA
Os sindicatos trabalhistas e confederações iniciaram mobilização para barrar a proposta do governo federal de mudanças na legislação trabalhista. Um dos pontos elencados pelos sindicato é o que blinda o uso d ebens de sócios em divida trabalhista das empresas. Para os sindicatos, este é um caminho para fraudes.
SINDICATOS MOBILIZADOS CONTRA REFORMA II
Os sindicatos também estão em pé de guerra com a proposta que libera trabalho aos domingos; a que veta o vinculo trabalhista entre motoristas de aplicativos e as empresa como Uber; e a criação do regime trabalhista simplificado, não alcançado pela CLT.
Sem despejo
Em decisão ainda ser confirmada, mas com maioria já formada, o STF manteve a posição de proibir despejos, remoções formadas e desocupação até 31 de marco do ano que vem, por casada da pandemia . A decisão vale para imóveis rurais e urbanos.
BRB fora do quadradinho
O BRB chega oficialmente à Bahia hoje com a inauguração de duas agências em Salvador, capital do estado: as unidades Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA) e a Fórum Ruy Barbosa. Até o final de março, o BRB vai instalar outros 47 pontos de atendimento na Bahia. A abertura de novas agências faz parte da estratégia de expansão do BRB para além do Centro-Oeste.
Queda na indústria
Com a queda de 0,6% na indústria nacional em outubro, na série com ajuste sazonal, cinco dos 15 locais pesquisados pelo IBGE apresentaram taxas negativas. As perdas mais acentuadas foram em Santa Catarina (-4,7%), Pará (-4,2%) e Minas Gerais (-3,9). São Paulo (-3,1%) e Espírito Santo (-1,0%) completaram o conjunto de locais com resultados negativos. Já o Nordeste (5,1%), Mato Grosso (4,8%) e Ceará (4,1%) tiveram as expansões mais elevadas.
Medo nos bares e restaurantes
Com dificuldades para manter pagamentos em dia e com a aprovação do Refis travada, milhares de bares e restaurantes temem ser desenquadrados do Simples, mostra pesquisa da Abrasel. Por outro lado, setor segue contratando e deve atingir a marca de 600 mil postos de trabalho recuperados em 2021.
Medo nos bares e restaurantes II
Na avaliação de outubro, houve uma leve piora no ritmo da retomada, com 35% das empresas fazendo prejuízo, 51% em falta com pagamentos de impostos, encargos e outras despesas, além de 22% com empréstimos em atraso, sendo que entre essas, mais da metade (51%) está com débitos pendentes há mais de 60 dias.
Cai confiança do Comércio
Índice de Confiança do Comércio (Icom), medido pela FGV, teve queda de 6,2 pontos de outubro para novembro deste ano. Com isso, o indicador chegou a 88 pontos, em uma escala de zero a 200, o menor nível desde abril deste ano (84,1 pontos). A confiança do empresário do comércio brasileiro caiu em relação tanto ao presente quanto ao futuro. O Índice de Expectativas, que mede a confiança do empresariado no futuro, cedeu 5,1 pontos e atingiu 93,3 pontos.