
Clubinho de leitura para crianças estreia neste sábado (18) na Biblioteca Nacional
Ampliando o acesso à literatura, dois livros serão lidos com mediação a cada encontro; a programação será mensal e começa neste sábado (18)
Sete em cada dez jovens de até 15 anos no Brasil não distinguem fatos de opiniões, segundo pesquisa da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). Para reverter esse cenário, especialistas apostam na educação midiática como resposta para reconhecer fakes news, discursos de ódio e também produzir e compartilhar mensagens com responsabilidade. Na avaliação deles, …
Continue reading “Educação midiática: Modalidade é o caminho contra a desinformação, diz a OCDE”
Sete em cada dez jovens de até 15 anos no Brasil não distinguem fatos de opiniões, segundo pesquisa da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). Para reverter esse cenário, especialistas apostam na educação midiática como resposta para reconhecer fakes news, discursos de ódio e também produzir e compartilhar mensagens com responsabilidade. Na avaliação deles, a manutenção da democracia também depende de uma sociedade bem informada.
A educação midiática é um conjunto de habilidades para analisar, criar e participar de maneira crítica do ambiente informacional e midiático em todos os seus formatos.
Para a presidente do Instituto Palavra Aberta, Patricia Blanco, esse tipo de formação é importante para todos os cidadãos. O instituto coordena o Educamídia, programa de capacitação de professores e engajamento da sociedade no processo de educação midiática.
“Na medida que o cidadão, o jovem, passa a saber reconhecer a informação, saber o propósito daquela informação que chega até ele, saber reconhecer a fonte, saber fazer uma busca, saber verificar de onde veio aquela informação, adquirindo as competências para saber produzir conteúdo – de modo que ele se aproprie da tecnologia para melhorar sua autoinstrução, melhorar o seu protagonismo –, ele vai participar melhor da sociedade”, avalia.
Ampliando o acesso à literatura, dois livros serão lidos com mediação a cada encontro; a programação será mensal e começa neste sábado (18)
O concurso proposto pela Comissão de Assuntos Sociais da CLDF tem como objetivo estimular o pensamento crítico, o protagonismo estudantil e a reflexão sobre temas de relevância social
Secretaria da Mulher celebra data reforçando a força das educadoras e o papel das escolas como parceiras nas políticas públicas de igualdade e combate à violência
Edição da iniciativa realizada pela DPDF em parceria com a Secretaria de Educação do DF ocorrerá na quinta (16) e na sexta-feira (17), no Centro Educacional 310, localizado na Quadra CL 310, Área Especial 1