
AGU derruba liminar que suspendeu regras para CNH sem autoescola
Decisão suspensa era liminar da Justiça Federal do Mato Grosso

As provas do Enem estão previstas para 21 e 28 de novembro deste ano Falta pouco mais de um mês para as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021, previstas para 21 e 28 de novembro deste ano. Todos os anos, os participantes aguardam ansiosamente as datas do exame e, depois, a divulgação …
Continue reading “Educação: Veja como funciona a metodologia da Teoria de Resposta ao Item (TRI)”
As provas do Enem estão previstas para 21 e 28 de novembro deste ano
Falta pouco mais de um mês para as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021, previstas para 21 e 28 de novembro deste ano. Todos os anos, os participantes aguardam ansiosamente as datas do exame e, depois, a divulgação dos calendários e das notas. No Enem, a correção das provas e a consequente pontuação do estudante utilizam uma metodologia chamada Teoria de Resposta ao Item (TRI).

Para ajudar os participantes e o público em geral a entender como funciona a TRI, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) preparou um guia que explica, passo a passo, como é feito esse cálculo. “A TRI é um conjunto de modelos matemáticos que busca representar a relação entre a probabilidade de o participante responder corretamente a uma questão, seu conhecimento na área em que está sendo avaliado e as características (parâmetros) dos itens”, esclarece o documento.
Em outras palavras: a nota do Enem não leva em consideração apenas a quantidade bruta de erros e de acertos: a TRI considera a particularidade de cada questão da prova. Isto significa que duas pessoas com a mesma quantidade de acertos e de erros podem ter notas diferentes, pois tudo depende de quais foram as questões acertadas ou erradas. O peso de cada item no cálculo total leva em conta três variáveis, chamadas parâmetros:
1.Parâmetro de discriminação: poder que cada questão possui de diferenciar participantes que dominam a habilidade avaliada daqueles que não dominam.
2.Parâmetro de dificuldade: quanto mais difícil a questão, maior seu valor.
3.Parâmetro de acerto casual: probabilidade de um participante acertar a questão no “chute”, sem necessariamente ter domínio do tema.
Para entender a fundo como é o cálculo da nota do Enem com a TRI, acesse, na íntegra, o guia do Inep.
Com informações do Inep

Decisão suspensa era liminar da Justiça Federal do Mato Grosso

Temperaturas podem ficar até cinco graus acima do normal

Medida foi publicada no Diário Oficial da União

Processo é necessário para ter acesso ao seguro-defeso
