Brasília Agora
Brasília Agora


POLÍTICA

Eleições SP: Nunes e Boulos fazem ‘gato e rato’ no palco e terminam em abraço no debate da Band

15 de outubro, 2024 / Por: Agência O Globo

É a primeira vez que os candidatos ficam frente a frente no segundo turno da eleição

Eleições SP: Nunes e Boulos fazem ‘gato e rato’ no palco e terminam em abraço no debate da Band
Boulos e Nunes no debate desta segunda-feira na Band TV — Foto: Reprodução / Band

Os candidatos que disputam o segundo turno da eleição à prefeitura de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB) e Guilherme Boulos (PSOL), fizeram um jogo de “gato e rato” no palco e chegaram a se abraçar durante o debate realizado pela TV Bandeirantes na noite desta segunda-feira. É a primeira vez que ficam frente a frente na etapa decisiva do pleito, uma vez que Nunes não compareceu ao evento da semana passada feito pelo Globo, Valor e rádio CBN.

O formato do debate desta noite, com cada candidato tendo 12 minutos para administrar como quiser, tornou o confronto entre os adversários mais dinâmico que os de eventos anteriores — que tiveram regras rígidas para tentar frear a escalada da violência entre os debatedores no primeiro turno.

Boulos e Nunes puderam circular pelo palco e, em alguns momentos, isso levou a um jogo de pega-pega: ao perguntar, o deputado partia para cima de Nunes, que recuava para o seu púlpito. Só saía de lá para responder, levando o psolista a dar passos atrás.

No segundo bloco, Nunes respondia a uma pergunta sobre como reduzir o tempo que o paulistano passa no transporte público. No comentário, Boulos provocou o adversário perguntando por que ele indicou Eduardo Olivatto, ex-cunhado do Marcola, do Primeiro Comando da Capital (PCC), para chefiar o gabinete da Secretaria de Infraestrutura Urbana e Obras (Siurb), e desafiou o prefeito a abrir suas contas bancárias.

Nunes então respondeu que “não tem nenhuma investigação” nem foi condenado, diferentemente do psolista, que já foi preso. Neste momento, Boulos se aproximou dele e pigarreou. Então o emedebista perguntou se ele estava bem e chegou a abraçá-lo, em uma das interações mais inusitadas do debate, que gerou risos de aliados de ambos os lados na plateia.

— Eu não tenho nenhuma investigação, nunca fui condenado. Nunca fugi da Justiça, você passou seis anos fugindo do oficial da Justiça… Cê tá bem? — questionou Nunes.

— Eu tô bem e você? — respondeu Boulos, que recebeu um afago de Nunes. Os dois se abraçaram e deram risadas.

Nunes seguiu:

— Você não vai me intimidar, sabe por que? Eu vim da periferia do Parque Santo Antônio, tenho medo de nada, rapaz.

Assessores de Nunes reclamaram de forma ostensiva com a organização do debate a respeito da aproximação de Boulos durante as respostas do candidato e as suas reações negativas captadas pelas câmeras. O próprio prefeito conversou com o apresentador Oinegue no intervalo, após dar um abraço no adversário e acusá-lo de intimidação.

‘Não sabe o que é trabalhar’

As provocações mais ostensivas começaram no final do primeiro bloco, momento em que Boulos pressionava Nunes a dizer se sua empresa havia recebido um cheque apontado em investigação da Polícia Federal sobre a máfia das creches, o prefeito afirmou que “presta dois mil serviços ao dia” e que o psolista “não sabe muito bem o que é trabalhar” — o que provocou risadas na plateia.

— Quando a gente trabalha e acorda cedo, diferente de você… Todos os recebimentos que eu tive na minha empresa… Nada errado — completou Nunes.

Boulos, ao rebater, desafiou o prefeito a abrir seu sigilo bancário, dizendo-se disposto a fazer o mesmo. Não houve resposta imediata, porque o tempo de Nunes no bloco se esgotou.

— Nesse dia você falar em trabalho, Ricardo? Depois da população de São Paulo ter vivido o que viveu nos últimos três dias, você achar que tem autoridade moral para falar de trabalho? O que você fez? Não fez nada durante três anos e a população está sofrendo agora por isso — afirmou.

— Meu sigilo já é aberto. Eu não tenho absolutamente nada de errado na minha vida, se você quer ser policial, você precisa prestar concurso, porque prefeito você não vai ser não — respondeu Nunes no segundo bloco.


BS20241015032121.1 – https://extra.globo.com/politica/noticia/2024/10/nunes-e-boulos-fazem-gato-e-rato-no-palco-e-terminam-em-abraco-no-debate-da-band.ghtml