Eliminada do BBB 25, Giovanna fala de cirurgia no rosto e transformação radical no visual: ‘Mudou a minha vida’
5 de fevereiro, 2025
| Por: Agência O Globo
Irmã de Gracyanne Barbosa relata como foi processo de correção da posição do maxilar com procedimento conhecido como ortognática
Após ser eliminada do BBB 25 na última terça-feira (4), Giovanna discorreu abertamente, pela primeira vez, acerca da cirurgia plástica delicada a que foi submetida, em 2022, para corrigir os ossos da face. O assunto vem repercutindo entre o público desde que foram divulgadas imagens comparando o antes e o depois do visual da moça. Nesta quarta-feira (5), em entrevista ao programa ” Mais você”, apresentado por Ana Maria Braga na TV Globo, a jovem de 25 anos reconheceu que a transformação foi radical, mas reforçou que a “questão estética foi um bônus”.
A médica veterinária, irmã Gracyanne Barbosa — que permaneceu no BBB – Big Brother Brasil dentro de um Quarto Secreto e retornará, em breve, à casa do confinamento —, detalhou a cirurgia pela qual passou dois anos atrás. Ela afirmou que chegou a ficar dois meses sem mastigar direito. “A cirurgia ortognática mudou a minha vida, e não só esteticamente. Mudou a qualidade de vida e do sono. Eu tinha muita apneia do sono, sentia dores de cabeça constantes…”, relatou ela.
A intervenção cirúrgica conhecida como “ortognática” busca corrigir desalinhamentos nos ossos do rosto e nos dentes. Para além do apelo estético, o procedimento ambém melhora a qualidade de vida, principalmente ao facilitar a respiração e o sono, como reforçam médicos e especialistas no tema. Esta é a mesma cirurgia à qual a adolescente Rafaela Justus, filha de Roberto Justus e Ticiane Pinheiro, foi submetida recentemente.
Giovanna Jacobina passou por uma cirurgia ortognática e rinoplastia — Foto: Reprodução/Instagram | Dra. Katyuscia
Além disso, a cirurgia varia de acordo com a abordagem dependendo da disfuncionalidade observada pelo cirurgião. São elas:
Assimetrias: maxilares tortos;
Atresia de maxila: mordida cruzada posterior ou maxilar estreito;
Retrognatismo: mandíbula pequena e projetada para trás;
Prognatismo: mandíbula grande e/ou maxilar pequeno e projetado para frente;
Disfunção da ATM (articulação temporo-mandibular).
“Eu teria que ter nascido com os ossos certinhos. Mas vim com essa má formação”, detalhou Giovanna ao revelar que tinha prognatismo — ou seja, seu queixo e maxilar eram recolhidos, projetados para trás. “Então, os médicos recalcularam do jeito que eu tinha que ter nascido. Eles melhoraram a mandíbula, preencheram o queixo e algum osso fundo da face. No meu nariz, também fiz a cirurgia de desvio de septo e levantei a pontinha porque eu tinha obstrução também. Então, a respiração melhorou muito”, acrescentou a ex-BBB.
Giovannau contou, na mesma ocasião, que se surpreendeu com as mudanças no visual após a cirurgia. E que precisou se preparar psicologicamente para se adaptar à própria imagem nova. “Não imaginei que eu fosse mudar tanto. Eu tinha a autoestima muito baixa. Então, todo o processo de pós-cirurgia foi muito bom. A cada dia que eu ia evoluindo, eu ficava feliz”, detalhou.