
Confira o que os astros revelam para este sábado
Data estelar: Lua Vazia até 13h02 HBr
Conheça a história de celebridades que revelaram publicamente sua neurodiversidade
O Dia do Orgulho Autista, celebrado neste 18 de junho, é mais do que uma data simbólica: é um convite à empatia. À medida que o debate sobre inclusão e acessibilidade avança, mais artistas e figuras públicas têm revelado publicamente seus diagnósticos no espectro do autismo e muitas vezes, após a vida adulta. A seguir, saiba quem são alguns deles:
CEO da Tesla e SpaceX, Elon Musk disse que é autista e já se referiu a si mesmo como neurodivergente. Ele falou sobre o seu diagnóstico no show de comédia “Saturday Night Live”.
“Às vezes, depois de dizer algo, tenho que dizer o que significa. Olha, eu sei que às vezes digo ou posto coisas estranhas, mas é assim que meu cérebro funciona”, brincou.
A cantora e compositora australiana Sia, conhecida por sucessos como “Chandelier” e “Elastic heart”, é uma das famosas que se declarou autista. O diagnóstico foi quando ela tinha 46 anos.
“Por 45 anos, eu pensei ‘Tenho que colocar meu traje humano’. E somente nos últimos dois anos eu me tornei totalmente eu mesma”, disse ela em entrevista a um podcast.
Humorista, apresentador e ator brasileiro, Danilo Gentili revelou seu diagnóstico de autismo em 2020. Ele revelou o diagnóstico ao entrevistar uma apresentadora com a mesma condição em seu programa “The noite”.
“Sabia que eu também fui diagnosticado? Tem um ano e pouco e eu fiz teste e me diagnosticaram com nível de espectro autista. Me falaram que eu precisaria fazer outros exames de acompanhamento para ver qual era o nível, mas eu não quis. Se sou autista não quero saber, já sou assim e já era”, afirmou o apresentador.
Ex de Elon Musk, Grimes, de 37 anos, foi diagnosticada com autismo e TDAH (Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade).
“Devo dizer que existe uma subcultura de contas de saúde mental que eu acho que são, na verdade, riscos extremos para a informação. Fui diagnosticada com TDAH/autismo este ano, e percebi que, provavelmente, sou disléxica, e é por isso que não consigo soletrar nada sem corretor ortográfico. Sinto que, se soubéssemos disso quando eu era criança, eu teria trabalhado muito menos, e muitas das obsessões e motivações estranhas que eu tinha teriam sido vistas como patológicas e eu poderia ter descartado certas coisas que eram muito difíceis para mim, mas estou feliz por tê-las superado”, disse a cantora em uma postagem no X.
A jovem ativista ambiental Greta Thunberg foi diagnosticada aos 12 anos.
“O autismo não é uma doença. Não é algo que você ‘tem’. Definitivamente, não é ‘causado’ por nada como vacina ou dieta. Significa simplesmente que você é um pouco diferente de todas as outras pessoas”, afirmou a sueca em 2021 em suas redes sociais.
Ganhador do Oscar por sua atuação em “O silêncio dos inocentes” e “Meu pai”, o ator galês Anthony Hopkins recebeu o diagnóstico de autismo aos 70 anos.
“Não vou a festas, não tenho muitos amigos. Mas gosto das pessoas. Gosto de entrar na cabeça delas”, disse ele ao “Daily mail”, dizendo que a condição o ajudou como ator: “Eu definitivamente olho para as pessoas de forma diferente. Gosto de desconstruir, de desmembrar um personagem, de descobrir o que o move, e minha visão não será a mesma de todos os outros. Me oferecem muitos papéis controladores, talvez porque seja assim que as pessoas me veem. E talvez eu seja muito controlado porque precisei ser. Não questiono, simplesmente aceito os papéis porque sou ator e é isso que eu faço.”
A atriz, que atuou em novelas como “Caminho das Índias” e “O clone”, revelou recentemente seu diagnóstico de autismo.
“Eu sinto que precisava de um personagem para sociabilizar o tempo inteiro para me comunicar. Desde criança estou sempre sendo um bicho, ou sendo uma coisa, um super-herói, uma entidade para estar ali. É muito complicado ser eu”, disse ela no “Sem censura”.
Vocalista da banda Hole, Courtney Love recebeu o diagnóstico aos 9 anos, mas só tornou a informação pública aos 33. Em uma entrevista à “Rolling stone” em 1994, ela compartilhou:
“Quando falo sobre ser introvertida, fui diagnosticada com autismo. Desde pequena, eu não falava. Depois, simplesmente floresci.”
Atriz conhecida por seus papéis em filmes como “Blade runner”, “Splash: uma sereia em minha vida” e “Kill Bill”, Daryl Hannah passou grande parte da carreira escondendo seu diagnóstico de autismo, que sua família soube ainda na infância. Ela revelou publicamente a condição apenas na vida adulta, explicando que o medo do estigma a fez manter tudo em segredo.
“Sou adulta agora. Aprendi algumas coisas que teriam facilitado muito a minha vida se eu as tivesse aprendido há apenas 20 anos”, disse à “People”.
Cantora e atriz brasileira, Leilah Moreno recebeu o diagnóstico de autismo após os 25 anos de idade.
“A forma de me comunicar, me conectar com as pessoas e ver o mundo eram diferentes. Achava que isso era porque eu era artista, criança ou aquariana. Tinha um mundo muito particular e imenso. Não fui uma autista não-verbal, fui comunicativa, mas tive momentos de isolamento, ainda tenho. Tinha bastante ressaca social. Convivia bem com a família, brincava, mas, sempre que acabava a festa, precisava me isolar. Isso me deixava encucada. Ficava sobrecarregada com barulho, muitas informações”, disse em entrevista ao gshow.
Conhecido mundialmente por seu trabalho em “Os Caça-Fantasmas” e pelo humor ácido do “Saturday night live”, o comediante Dan Aykroyd compartilhou que foi diagnosticado com Síndrome de Asperger (termo anteriormente usado para um dos perfis dentro do espectro) nos anos 1980. Segundo ele, o diagnóstico ajudou a entender melhor suas obsessões e seu estilo de pensamento.
“Um dos meus sintomas incluía minha obsessão por fantasmas e pela polícia. Por exemplo, carrego comigo um distintivo da polícia. Fiquei obcecado por Hans Holzer, o maior caçador de fantasmas de todos os tempos. Foi aí que nasceu a ideia do meu filme ‘Os Caça-Fantasmas'”, contou em uma entrevista ao “Daily Mail”.
O ator britânico, conhecido por trabalhos como “Casa do dragão”, recebeu diagnóstico de Asperger na fase adulta. Ele compartilha que o entendimento de seu autismo trouxe clareza sobre suas relações interpessoais e fortaleceu sua entrega dramática.
“Por algumas semanas após o diagnóstico, fiquei pensando: ‘Quem sou eu?’. Mas dar um nome ao meu problema me ajudou muito. Isso me permitiu dar sentido a tantas coisas que eu não entendia antes e está me permitindo seguir em frente com a minha vida”, disse ao “Telegraph”.
Filha dos atores Bruce Willis e Demi Moore, Tallulah Willis também é autista. Ela falou sobre o assunto em seu Instagram:
“Na verdade, é a primeira vez que eu falo publicamente sobre meu diagnóstico. Descobri neste verão e isso mudou minha vida”, escreveu Tallulah, em resposta a um fã.
BS20250618080216.1 – https://extra.globo.com/entretenimento/noticia/2025/06/elon-musk-sia-danilo-gentili-leticia-sabatella-e-mais-no-dia-do-orgulho-autista-lista-traz-famosos-que-receberam-diagnostico.ghtml
Data estelar: Lua Vazia até 13h02 HBr
Atriz encarna a inescrupulosa Koorola no filme e, até o fim do ano, surge em 'Praia dos ossos', série do audiovisual em que interpreta uma socialite amiga de Ângela Diniz
Lua quarto minguante em Touro inspira reflexão sobre força de vontade e decisões diante das circunstâncias
No Brasil e no mundo, celebridades têm explorado e investido em clubes de futebol; conheça