
IGP-M registra inflação de 8,50% em 12 meses
Índice que reajusta aluguel acumula inflação de 8,50% em 12 meses
A 12 dias das eleições, dispositivo online ajuda quem ainda está inseguro sobre como usar a urna eletrônica Urna eletrônica ARQUIVO/ELZA FIÚZA/AGÊNCIA BRASIL O eleitor que vai votar pela primeira vez ou ainda tem dúvidas sobre como usar a urna eletrônica pode utilizar o simulador de votação disponível na página do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para treinar …
Continue reading “Em dúvida sobre como votar? Simulador ajuda eleitor a treinar”
A 12 dias das eleições, dispositivo online ajuda quem ainda está inseguro sobre como usar a urna eletrônica
O eleitor que vai votar pela primeira vez ou ainda tem dúvidas sobre como usar a urna eletrônica pode utilizar o simulador de votação disponível na página do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para treinar o que fará no dia 2 de outubro, primeiro turno das Eleições Gerais 2022.
Na página do TSE, é possível simular a votação para as eleições gerais (Brasil), eleições gerais (Distrito Federal), eleições gerais (Exterior) e eleições municipais, tanto para o primeiro turno como para o segundo.
No segundo turno, se houver, o voto será apenas para governador ou presidente. Quem está no exterior vota apenas para presidente.
A ordem em que aparecem os candidatos é a mesma que ocorrerá no dia da votação:
O primeiro cargo a ser preenchido na urna é de deputado federal (com quatro dígitos).
O segundo cargo para o qual o eleitor deve escolher seu candidato é o de deputado estadual ou distrital — esse apenas para eleitores do Distrito Federal — (com cinco dígitos).
O terceiro voto deve ser para senador (com três dígitos).
O quarto voto vai para governador (dois dígitos).
O quinto e último voto é para presidente da República, também com dois dígitos.
A sugestão é que o eleitor leve uma “cola” já com os números de seus candidatos para não se atrapalhar na hora de votar. A cola deverá estar em papel, já que não é possível entrar com celular na cabine de votação.
A diferença que ocorre na votação é que nessa simulação aparecerão partidos e cargos fictícios. Quando o eleitor escolhe o partido do folclore, por exemplo, surgem candidatos como Iara, Saci ou Boitatá.
Se votar algum número que não existe, o voto é nulo.
Segundo o TSE, o Brasil tem mais de 156 milhões de eleitores aptos a votar em 2022, um crescimento de 6,21% em comparação a 2018.
Índice que reajusta aluguel acumula inflação de 8,50% em 12 meses
Objetivo é ampliar a cobertura entre crianças e adolescentes
Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (IgesDF), abre inscrições para cadastro reserva em dois cargos
Mesmo com queda nos casos, Secretaria de Saúde segue com vigilância ativa; prevenção e cuidados são essenciais contra a doença