
TV Brasil exibe jogos do Brasileirão Feminino
Vila Nova e Itabirito e Atlético Piauiense e Doce Mel estão na disputa
Torcedor do Sporting Cristal imitou macaco na frente de alviverdes na saída de partida
Mais um caso de racismo assolou o futebol sul-americano nesta quinta-feira. Um torcedor do Sporting Cristal imitou um macaco em direção a torcedores do Palmeiras ao fim da vitória alviverde por 3 a 2 sobre o time peruano, fora de casa. Em nota, o Palmeiras lamentou o caso e criticou a impunidade nos sucessivos episódios do gênero que vem enfrentando.
Assista ao vídeo do flagra:
Torcedor do Sporting Cristal imitando macaco para a torcida do Palmeiras no Peru.
— Planeta do Futebol 🌎 (@futebol_info) April 4, 2025
🎥 @wirthsep pic.twitter.com/bK98oD6azw
“É desgastante que, semana após semana, tenhamos de nos manifestar em razão de atos racistas praticados em jogos de futebol”, inicia o alviverde na nota.
Em trecho mais à frente, o clube criticou as medidas tomadas por Conmebol e autoridades:
“A reincidência deste crime, cometido nesta quinta-feira (3) por um torcedor do Sporting Cristal-PER, que imitou um macaco em direção a palmeirenses presentes no estádio, demonstra novamente que as medidas adotadas até o momento são inadequadas e insuficientes para combater os insistentes episódios de discriminação racial ocorridos nos gramados sul-americanos”.
No último dia 18, a presidente do Palmeiras, Leila Pereira, procurou a Fifa pedir providências em relação a Alejandro Domínguez, presidente da Conmebol, e à confederação no trato com os casos de racismo. Na ocasião, o atacante Luighi, do alviverde, foi alvo de injúria racial por parte de torcedores do Cerro Porteño durante partida da Libertadores sub-20.
É desgastante que, semana após semana, tenhamos de nos manifestar em razão de atos racistas praticados em jogos de futebol.
A reincidência deste crime, cometido nesta quinta-feira (3) por um torcedor do Sporting Cristal-PER, que imitou um macaco em direção a palmeirenses presentes no estádio, demonstra novamente que as medidas adotadas até o momento são inadequadas e insuficientes para combater os insistentes episódios de discriminação racial ocorridos nos gramados sul-americanos.
Que o Sporting Cristal, as autoridades de segurança pública do Peru e a Conmebol tomem as devidas providências; do contrário, gestos como aos que assistimos hoje continuarão se repetindo, com a bênção da impunidade.
Quanto ao Palmeiras, seguimos leais ao nosso compromisso de lutar contra toda e qualquer forma de discriminação.
Racismo não é provocação! Racismo é crime!
Vila Nova e Itabirito e Atlético Piauiense e Doce Mel estão na disputa
Evento reúne, nos dias 12 e 13 de julho, skatistas da elite do esporte para apresentações de manobras radicais
Ele é o mais jovem a se classificar no simples masculino em 14 anos
Pietra Sena teve apoio do Compete Brasília, que custeou as passagens aéreas da competidora