
Ceilândia recebe ação de acolhimento da população em situação de rua nesta sexta
Abordagem tem previsão de percorrer 11 pontos na região

Promovido pela Emater-DF durante a Feira da Goiaba, evento incentiva o consumo da fruta e fortalece a produção local

A programação da 10ª Feira da Goiaba de Brasília terá, no sábado (5), às 10h, a 5ª edição do Concurso de Receitas com Goiaba. Promovido pela Emater-DF, com apoio da Administração Regional de Brazlândia e da Associação Rural e Cultural de Alexandre Gusmão (Arcag), o evento é realizado no espaço institucional da Emater-DF, no Empório da Goiaba.
O concurso tem como objetivo incentivar o consumo da goiaba em diferentes preparações, valorizando a produção local e ampliando o mercado para a fruta. A competição reúne produtores rurais atendidos pela Emater-DF, que apresentarão receitas doces e salgadas, sempre tendo a goiaba como ingrediente principal.
Os pratos serão avaliados por um júri composto por três especialistas de universidades e dois representantes do público, que levarão em conta apresentação, originalidade, aroma, sabor e criatividade. Em caso de empate, o sabor será o critério decisivo. Os três primeiros colocados receberão premiações e o resultado será divulgado no mesmo dia.
“O Concurso de Receitas com Goiaba é relativamente novo, mas algumas produtoras já participavam do concurso de receitas com morango. Agora, elas estão animadas para inovar com a goiaba, criando adaptações de pratos que já fazem ou até mesmo novas receitas”, afirma a extensionista rural Keila Xisto, organizadora da competição.

A extensionista rural Luciana Xavier destaca o impacto positivo do concurso na vida das mulheres rurais. “Além de fortalecer a autoestima, percebo que elas ganham mais desenvoltura ao se apresentar para o público. Muitas produtoras são tímidas, e esse tipo de evento ajuda a fortalecer a confiança”, explica.
Os visitantes da feira também poderão experimentar as receitas do concurso, que estarão à venda no espaço gastronômico do evento. Segundo Luciana Xavier, essa é uma oportunidade para as produtoras ampliarem a renda durante a feira. “Alguns participantes já comercializam seus pratos nas barracas do evento, e a competição ajuda a divulgar ainda mais seus produtos”, ressalta.
A 10ª edição da Feira da Goiaba, entre os dias 4 e 13 deste mês, oferece ao público uma experiência completa, com 36 estandes no Empório da Goiaba, onde é possível adquirir a fruta in natura e seus derivados, como doces, sucos, cremes e geleias. Além disso, o espaço conta com o galpão do artesanato e a Florabraz, que reúne 30 estandes dedicados à venda de flores, plantas ornamentais e serviços de paisagismo, bem como o Salão do Artesanato, o espaço da Fazendinha, parque de diversões, espaço da gastronomia japonesa e muito mais.
A Feira da Goiaba não é apenas um espaço para compras, mas também um palco de cultura e entretenimento. Durante todos os dias do evento, o público poderá desfrutar de uma programação cultural diversificada, com shows artísticos regionais e nacionais.
A cerimônia de abertura oficial da Feira da Goiaba será na sexta-feira (4), a partir das 19h. O Empório da Goiaba e a Florabraz funcionarão às sextas-feiras, das 18h às 22h, e aos sábados e domingos, das 10h às 22h.
O evento é realizado pela Associação Rural e Cultural Alexandre Gusmão e pelo Instituto Alvorada, com apoio de Emater-DF, Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF), Administração Regional de Brazlândia, All Rede Telecom e fomento da Secretaria de Turismo (Setur-DF).
*Com informações da Emater-DF

Abordagem tem previsão de percorrer 11 pontos na região

Cerca de 850 mil moradores serão beneficiados pela unidade que funcionará no setor hospitalar da região

Os espaços exigem diferentes níveis de escolaridade e oferecem salários de até R$ 3 mil, com benefícios

Movimento de passageiros foi intenso, semelhante ao registrado no mesmo período do ano anterior
