
Fraude no INSS: prorrogado até 2026 prazo para pedir ressarcimento de descontos indevidos
Aposentados podem pedir até fevereiro devolução de descontos indevidos

Todos os microempreendedores individuais, mesmo aqueles que não têm funcionários, devem cadastrar seus contatos na plataforma
Termina nesta quinta-feira (dia 1º) o prazo para que empregadores domésticos e microempreendedores individuais (MEIs) se cadastrem no Domicílio Eletrônico Trabalhista (DET), um sistema criado para possibilitar a comunicação eletrônica entre o patrão e a inspeção do Ministério do Trabalho.
O cadastro é obrigatório para todos os empregadores, até mesmo aqueles que não possuem funcionários devem se inscrever.
Apesar de não haver previsão de um valor de multa, se o empregador não atender ao que foi solicitado ele pode ser autuado e multado com base no artigo 630 § 6º da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). Isso porque, ainda que não acesse sua caixa postal do DET, após 15 dias da notificação, a ciência é presumida.
O DET é uma plataforma digital do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) desenvolvida para simplificar processos e garantir que as empresas estejam em conformidade com a legislação. Por meio dela, os empregadores podem enviar a documentação eletrônica exigida em ações fiscais e apresentar defesas ou recursos em processos administrativos com maior facilidade.
Os comunicados enviados pelo DET têm valor legal, eliminando a necessidade de notificações por correio ou outros meios.
O cadastro de contatos deve ser feito pelo site do DET. Para isso, é preciso utilizar login e senha da conta Gov.br, com nível de segurança prata ou ouro (pessoa física), ou com certificado digital (e-CPF ou e-CNPJ).Veja o passo a passo:
Após a atualização do cadastro, o empregador poderá conceder poderes a um terceiro para acessar o DET em seu nome, por intermédio do Sistema de Procuração Eletrônica (SPE).

Aposentados podem pedir até fevereiro devolução de descontos indevidos

Novas regras ampliam responsabilidade das bandeiras e transparência

Apostas podem ser feitas até as 20h30, horário de Brasília

Matéria isenta do Imposto de Renda quem ganha até R$ 5 mil mensais
