
IgesDF abre inscrições para enfermeiro com atuação em controle de infecção hospitalar
Edital forma cadastro reserva para profissionais especializados em prevenção e vigilância de infecções relacionadas à assistência
O ex-lutador Maguila foi diagnosticado com a condição em 2013 e morreu nesta quinta-feira
Um dos lutadores mais conhecidos do boxe brasileiro, José Adilson Rodrigues dos Santos, o Maguila, morreu nesta quinta-feira aos 66 anos. O ex-pugilista foi diagnosticado há 11 anos com encefalopatia traumática crônica (ETC).
Maguila vivia no Centro Terapêutico Anjos, em Itu, cidade do interior de São Paulo desde 2017, devido à ETC, que é incurável.
A encefalopatia traumática crônica (ETC) é uma doença neurodegenerativa causada por repetidas lesões na cabeça ou no crânio. Conhecida como “demência do pugilista”, ela ficou conhecida desta forma pois foi identificada pela primeira vez em boxeadores, nos anos 1920.
Ela também pode ocorrer em atletas de outros esportes, como futebol americano, e soldados que vivenciaram explosões.
Os principais sintomas relacionados ao aparecimento da encefalopatia traumática crônica são:
Já o tratamento inclui medidas de segurança e apoio, medicamentos e aconselhamento psicológico. Outro ponto importante é criar um ambiente confortável para a pessoa acometida pela doença.

Edital forma cadastro reserva para profissionais especializados em prevenção e vigilância de infecções relacionadas à assistência

Boas escolhas podem fazer diferença na maneira como a gordura é acumulada no corpo, evitando doenças do coração e AVC

Procedimento destina-se a pacientes assintomáticos, entre 50 e 75 anos

Contribuições podem ser enviadas até o próximo dia 17