Feira das Produtoras e Artesãs Rurais 2025 passa pelo Anexo do Buriti
Iniciativa, da SMDF, foi destinada à exposição e comercialização de produtos das participantes do Fórum Distrital Permanente das Mulheres do Campo e do Cerrado
Artistas do DF e Entorno participam do evento onde visitantes poderão acompanhar alguns métodos de criação
Milenar, a cerâmica nunca deixou de estar presente em nosso dia a dia. Seja em formas escultóricas, presentes em residências, escritórios e galerias, utilitárias, muito utilizadas nos lares e restaurantes, ou até mesmo dando identidade a pisos e paredes.
Sua produção, que requer habilidade de quem transforma uma massa plástica, a argila, em um objeto rígido, a cerâmica, tem em Brasília e no seu Encontro incontáveis ateliês para atender a um interesse crescente por essa arte.
Em razão dessa expressiva presença, o Núcleo de Arte do Centro-Oeste (Naco) idealizou o Encontro de Ceramista do DF e Entorno, que, neste ano, chega à sua 3ª Edição. E vai ocorrer entre os dias 24 e 28 de maio no Museu Vivo da Memória Candanga, com entrada franca e visitação das 9h às 19h. O Encontro conta com fomento da Secretaria de Estado de Cultura do DF e do Ministério da Cultura.
Para além de estreitar a relação entre artistas e contribuir com sua formação, por meio de oficinas gratuitas e palestras. O Encontro tem por objetivo aproximar o público a quem cria objetos, peças e esculturas tão singulares e que encantam o toque e o olhar.
A realização de uma peça cerâmica envolve diferentes processos e podem ser aplicadas várias técnicas. Quanto às matérias primas, a argila e os insumos para produção de esmalte, são encontrados em incontáveis texturas, cores e densidades. O que torna essa arte extremamente delicada e com infinitas variantes, tornando cada peça única e que carrega em seus poros a identidade de quem as produz.
Citando algumas técnicas, as de feitura mais comuns são placa, belisco e acordelado, enquanto entre as de esmaltação estão as de imersão, de borrifação e de pincelada. Já os processos envolvem a secagem natural e as de queima, que podem ser em fornos elétricos ou à lenha.
Todo esse trabalho poderá ser apreciado por visitantes nos dias do Encontro. Seja finalizado, na feira com a exposição de peças produzidas por artistas do DF e Entorno. Assim como nas oficinas, que em horários específicos estarão abertas para visitação orientada por monitores.
Outra ação que compõe a programação desta 3ª Edição do Encontro de Cerâmicas do DF e Entorno é a exibição de uma Mostra de Vídeos. Na qual será apresentada uma filmografia de 15 títulos documentais que descortinam a produção cerâmica em terras indígenas, nas periferias, em ateliês coletivos, além de biográficos sobre mestres e mestras nessa arte. Programação completa em Programação | encontro de ceramistas.
3º Encontro de Ceramistas do DF e Entorno. Local: Museu Vivo da Memória Candanga. Endereço: EPIA, Lote D, Setor Juscelino Kubitschek, Núcleo Bandeirant). Data: de 24 a 28 de maio (sexta a domingo). Horário: das 14h às 18h. Entrada: franca. Classificação indicativa: livre.
Iniciativa, da SMDF, foi destinada à exposição e comercialização de produtos das participantes do Fórum Distrital Permanente das Mulheres do Campo e do Cerrado
Secretaria da Mulher abre 300 inscrições para cursos de costura, artes e cultura, ludoterapia, rodas de conversa e oficina sobre equilíbrio emocional
Projeto oferece aulas de Ballet Clássico e Jazz, promovendo inclusão e fortalecimento socioemocional
Com uma megaestrutura, abadás exclusivos e a energia dos trios elétricos, o festival promete trazer o clima vibrante do Carnaval