
Descontos indevidos do INSS: quase um milhão de segurados já aceitaram acordo para ressarcimento
Primeiros pagamentos serão feitos nesta quinta-feira, começando com 400 mil pessoas
Segunda prova do exame é aplicada neste domingo (10)
O gabarito oficial do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) será divulgado até o dia 20 de novembro pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Já o resultado final será conhecido em 13 de janeiro de 2025.
Neste ano, mais de 4,3 milhões de candidatos se inscreveram para o exame. As provas foram aplicadas em duas etapas: no domingo passado (3), foram as 90 questões de linguagens, história, geografia, sociologia e filosofia, além de uma redação dissertativa; neste domingo (10), foi a vez das 90 questões de matemática, física, química e biologia.
O Enem avalia o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica. Ao longo de mais de duas décadas de existência, o Enem se tornou a principal porta de entrada para a educação superior no Brasil, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e de iniciativas como o Programa Universidade para Todos (Prouni).
Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil
Instituições de ensino públicas e privadas utilizam o Enem para selecionar estudantes. Os resultados são usados como critério único ou complementar dos processos seletivos, além de servirem de parâmetro para acesso a auxílios governamentais, como o proporcionado pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).
Os resultados individuais do Enem também podem ser aproveitados nos processos seletivos de instituições portuguesas que possuem convênio com o Inep para aceitar as notas do exame. Os acordos garantem acesso facilitado às notas dos estudantes brasileiros interessados em cursar a educação superior em Portugal.
Edição: Carolina Pimentel
Primeiros pagamentos serão feitos nesta quinta-feira, começando com 400 mil pessoas
O pagamento será feito em 31 de julho, na conta ou chave Pix informada
Setores como suco de laranja, açúcar, álcool e carnes seriam os mais prejudicados com aumento nas tarifas de importação
Hospital Regional de Ceilândia é referência em cuidados paliativos pediátricos e domiciliares no DF