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Sessões de estudos começam em agosto, e inscrições para o exame podem ser feitas até sexta-feira (6)
Estudantes com deficiência, transtorno do espectro autista (TEA), altas habilidades, superdotação ou outros transtornos funcionais podem participar do projeto Enem Inclusivo e Especial 2025. A ação, idealizada pela Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEEDF), por meio da Subsecretaria de Educação Inclusiva e Integral (Subin), oferece aulas preparatórias acessíveis para que esses alunos tenham chances de alcançar uma vaga no ensino superior por meio do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que está com as inscrições abertas até essa sexta-feira (6).
O projeto conta com professores voluntários que ministram conteúdos das principais disciplinas do Enem, como matemática, física, química, redação, gramática, história, geografia, sociologia, filosofia, artes e língua estrangeira. Tudo adaptado às necessidades dos estudantes, com recursos de acessibilidade e atenção personalizada.
“Desde o início do projeto, em 2019, já atendemos centenas de estudantes”, relata a subsecretária de Educação Inclusiva e Integral, Vera Lúcia Ribeiro. “Para este ano, nossa expectativa é formar quatro turmas, cada uma com 15 alunos. As turmas reduzidas são essenciais porque atendemos estudantes com deficiência, o que demanda um acompanhamento mais próximo e personalizado.”
As aulas preparatórias serão ministradas em agosto, no Centro de Educação de Jovens e Adultos da Asa Sul (Cesas), local que oferece estrutura adequada para o projeto.
“Lá contamos com um laboratório de informática adaptado, espaço fundamental para as atividades de tecnologia com uso da nossa plataforma acessível”, explica Vera Lúcia. “Vamos utilizar todos os recursos necessários: comandos de voz, leitores de tela, intérpretes de Libras, apoiadores e professores, atuando como profissionais de apoio.”
A subsecretária destaca ainda a formação dos profissionais que participam da ação: “Nossos docentes são voluntários da própria rede pública, todos capacitados, pois nossa rede é inclusiva. Eles adaptam os conteúdos, trabalham com materiais acessíveis e oferecem um ensino realmente voltado para o desenvolvimento dos estudantes”.
A Secretaria de Educação faz um apelo aos gestores, professores e coordenadores para que incentivem os estudantes com deficiência, TEA, altas habilidades ou transtornos funcionais a fazer inscrição no Enem 2025. “As aulas são aos sábados, e, por isso, é importante que os pais estejam juntos no processo, apoiando desde a inscrição até a presença nas aulas”, orienta Vera Lúcia. “A secretaria oferece o lanche, camisetas, material didático e toda a estrutura necessária”.
*Com informações da Secretaria de Educação
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