
Governador Ibaneis inaugura creche no Riacho Fundo II para atender 188 crianças
Com a entrega, GDF se aproxima da marca de 30 unidades de ensino da primeira infância inauguradas no Distrito Federal

Provas serão aplicadas nos dias 9 e 16 de novembro

Foto: Jose Cruz/Agência Brasil
Um total de 4.811.338 candidatos confirmaram a inscrição para fazer o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) neste ano. Segundo o Ministério da Educação, o número representa um aumento de 11,22% em relação ao ano passado e de 38% em relação a 2022. 

Do total de inscritos, 3.049.710 são isentos e 1.761.628, pagantes. Entre os candidatos confirmados, 1.390.815 tiveram a inscrição pré-preenchida pelo pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), uma novidade na edição deste ano.
O estado de São Paulo foi o que registrou o maior número de inscritos no Enem 2025 (751.648). Em seguida, estão Minas Gerais (464.994) e Bahia (428.019).
O Enem será aplicado nos dias 9 e 16 de novembro nas 27 unidades da Federação. Nas cidades de Belém, Ananindeua e Marituba (PA), as provas serão nos dias 30 de novembro e 7 de dezembro, por causa da realização da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), em Belém.
O Enem é a principal porta de entrada para a educação superior no Brasil, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), do Programa Universidade para Todos (Prouni) e do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).
Instituições de ensino públicas e privadas também utilizam o Enem para selecionar estudantes, como critério único ou complementar aos processos seletivos. Os resultados individuais do Enem podem ainda ser aproveitados nos processos seletivos de instituições portuguesas que possuem convênio com o Inep para aceitar as notas do exame.
Edição: Sabrina Craide

Com a entrega, GDF se aproxima da marca de 30 unidades de ensino da primeira infância inauguradas no Distrito Federal

Programa oferece 74 vagas e reforça compromisso com a formação profissional no Distrito Federal

Nova legislação ajusta tabelas salariais, fixa percentuais para títulos acadêmicos e estabelece critérios de aptidão

Fruto de parceria entre as secretarias da Juventude e da Família, programa impulsiona a inclusão tecnológica no DF
