
Governo suspende licitação de dragagem no Tapajós após protestos de indígenas
Indígenas fazem protestos há 15 dias contra concessão de hidrovia

Professora dá dicas sobre como produzir uma dissertação argumentativa e o que a banca avalia em um texto Para ajudar a conquistar a nota mil na redação do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2021, a professora e coordenadora de redação do Poliedro e Campinas, Gabrielle Cavalin, explica quais são as cinco competências exigidas na produção de uma dissertação …
Continue reading “Enem: conheça quais são os critérios para uma redação nota mil”
Professora dá dicas sobre como produzir uma dissertação argumentativa e o que a banca avalia em um texto
Para ajudar a conquistar a nota mil na redação do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2021, a professora e coordenadora de redação do Poliedro e Campinas, Gabrielle Cavalin, explica quais são as cinco competências exigidas na produção de uma dissertação argumentativa.
A redação do Enem é dividida em cinco categorias, cada um vale 200 pontos e juntas totalizam os 1000 pontos. “Vale destacar que entender os critérios exigidos na correção auxilia o estudante a desenvolver o texto”, comenta. “Entendendo os critérios, as chances dos candidatos se destacarem é maior”, avalia a professora.
1) Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa. Nesta primeira etapa são avaliados os desvios (regência, concordância, ortografia, acentuação, translineação) e estrutura sintática (estrutura das frases e análises dos períodos gramaticais).
2) Compreensão do tema proposto na redação. É feita a análise da estrutura da dissertação, se ela corresponde ao gênero dissertativo-argumentativo (introdução, desenvolvimento e conclusão). De acordo com a professora, o reportório externo também é analisado nesta competência, desde que seja respaldado por alguma área do conhecimento, e esteja relacionado ao tema.
3) Desenvolvimento de ideias no texto: qual estratégia adotada pelo estudante para abordar as questões do texto, através das causas e consequências da problemática social em defesa de um ponto de vista.
4) Coesão: uso de conectivos ao longo do texto para unir as ideias entre os parágrafos, necessários para a construção da argumentação.
5) Proposta de intervenção: apresentada no parágrafo de conclusão de forma completa para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
A nota do Enem é a principal porta de entrada para as universidades federais pelo Sisu (Sistema de Seleção Unificada) e para as bolsas de estudos em instituições privadas por meio do Prouni (Programa Universidade para Todos). Para participar desses programas, o estudante não pode ter tirado zero na redação.
A redação receberá nota zero se apresentar um desses problemas:
• não obediência ao tipo dissertativo-argumentativo;
• extensão de até sete linhas manuscritas, qualquer que seja o conteúdo, ou extensão de até dez linhas escritas no sistema Braille;
• cópia de texto(s) da Prova de Redação e/ou do Caderno de Questões sem que haja pelo menos oito linhas de produção própria do participante;
• impropérios, desenhos e outras formas propositais de anulação, em qualquer parte da folha de redação;
• números ou sinais gráficos sem função clara em qualquer parte do texto ou da folha de redação;
• parte deliberadamente desconectada do tema proposto;
• assinatura, nome, iniciais, apelido, codinome ou rubrica fora do local devidamente designado para a assinatura do participante;
• texto predominante ou integralmente escrito em língua estrangeira;
• folha de redação em branco, mesmo que haja texto escrito na folha de rascunho; e
• texto ilegível, que impossibilite sua leitura por dois avaliadores independentes.
As provas, tanto na versão impressa como digital, estão marcadas para os dias 21 e 28 de novembro. Para os estudantes que se beneficiaram da decisão do STF (Supremo Tribunal Federal) que garante a isenção do pagamento de taxa, as provas serão aplicadas nos dias 9 e 16 de janeiro. Nesta data os candidatos privados de liberdade também farão o exame.
As provas do Enem contam com 180 questões de múltipla escolha aplicadas em dois domingos consecultivos. As perguntas objetivas são divididas em quatro áreas de conhecimento: Ciências Humanas e suas Tecnologias, Ciências da Natureza e suas Tecnologias, Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias.
No primeiro dia o candidato tem 5h30 para responder a 45 questões de ciências humanas, 45 de linguagens e escrever uma redação. No segundo dia de prova, precisa responder a 45 perguntas de matemática e mais 45 de ciências da natureza em 5h. No total, uma maratona com 10h30 de duração.
Enem 2021: veja 7 livros que podem ajudar a fazer a redação do exame
Vidas Secas (Graciliano Ramos) – O estilo seco de Graciliano Ramos, que se expressa principalmente por meio do uso econômico dos adjetivos, parece transmitir a aridez do ambiente e seus efeitos. A obra pertence à segunda fase modernista, conhecida como regionalista, e é qualificada como uma das mais bem-sucedidas criações da época
Primeiras Estórias (João Guimarães Rosa) – Trata-se do primeiro conjunto de histórias compactas a seguir a linha do conto tradicional. No volume, são abordados as diferentes faces do gênero: a psicológica, a fantástica, a autobiográfica, a anedótica, a satírica, vazadas em diferentes tons. São eles: o cômico, o trágico, o patético, o lírico, o sarcástico, o erudito, o popular -Reprodução
Toda Poesia (Paulo Leminski) – O poeta, escritor, crítico literário e letrista deixou marcas próprias nas poesias pela forma de escreve-las. Entre haikais e canções, poemas concretos e líricos, Toda poesia percorre, pela primeira vez, a trajetória poética completa do autor curitibano e revela por que Paulo Leminski é um dos poetas brasileiros mais lidos das últimas décadas -Reprodução
Poemas Rupestres (Manoel de Barros) – Nesta obra, Manoel de Barros recorre às lembranças de Mato Grosso e de seus primeiros passos no Pantanal para dar novos significados às palavras. O livro oferece uma oportunidade de apresentar aos leitores a vida de um dos mais importantes poetas contemporâneos -Reprodução
O casamento (Nelson Rodrigues) – É o único romance de Nelson Rodrigues publicado em 1966. A apenas um dia do casamento de Glorinha e Teófilo, o médico da noiva avisa ao pai dela que seu futuro genro foi flagrado em um adultério. O problema é que um casamento não se adia, nem que, para isso, todas as vidas envolvidas fiquem viradas do avesso -Reprodução
Olhos D’água (Conceição Evaristo) – Em Olhos D’água estão presentes mães, muitas mães. E também filhas, avós, amantes, homens e mulheres. Todos evocados em seus vínculos e dilemas sociais numa pluralidade e vulnerabilidade que constituem a condição humana. Sem quaisquer idealizações, a obra recria, com firmeza e talento, as duras condições enfrentadas pela comunidade afro-brasileira -Reprodução
O Maníaco do Olho Verde (Dalton Trevisan) – O livro é composto por textos pequenos que retratam a realidade e a condição humana por meio da miséria, desemprego e o desespero diante da desesperança. O livro conta com 26 contos com uma linguagem satírica e diálogos alternativos -Reprodução
Fonte: ENEM | Alex Gonçalves, do R7*

Indígenas fazem protestos há 15 dias contra concessão de hidrovia

Estudo mostra crescimento do uso da IA para conteúdos políticos

Parceria visa garantir resolução que proíbe comercialização dos vapes

No total, país registrou 1.518 vítimas no ano passado
