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Batalhão Tático Operacional Rodoviário (TOR) é líder na apreensão de armas, drogas e carros pelas estradas distritais Aos 35 anos, completados nesta terça-feira (20), o Grupo Tático Operacional Rodoviário (TOR) da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) é destaque na corporação pelo combate efetivo aos crimes nas rodovias distritais. Entre as equipes, o batalhão é …
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Batalhão Tático Operacional Rodoviário (TOR) é líder na apreensão de armas, drogas e carros pelas estradas distritais
Aos 35 anos, completados nesta terça-feira (20), o Grupo Tático Operacional Rodoviário (TOR) da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) é destaque na corporação pelo combate efetivo aos crimes nas rodovias distritais. Entre as equipes, o batalhão é recordista na apreensão de armas, drogas e na recuperação de veículos roubados.
O Distrito Federal possui uma malha rodoviária de quase 2 mil quilômetros, dividida em 78 rodovias distritais. Nessas estradas, a população do DF é protegida por agentes de segurança altamente treinados e capacitados que atuam para evitar crimes e a entrada de produtos ilegais nas vias da capital federal.
Pontos de bloqueio são planejados diariamente, a partir de dados fornecidos pelos serviços de inteligência
“Somos o batalhão que mais apreendeu armas dentro da PMDF”, afirma o comandante do TOR, tenente-coronel Jamilson Batista. “Em 2022, das 150 armas recuperadas pela Polícia Militar, 108 foram apreendidas pelo TOR. Como unidade, ficamos atrás somente do Rotam [Batalhão de Rondas Ostensivas Táticas Motorizadas]. Este ano, já foram mais de 50 armas apreendidas.”
Divididos em equipes, os policiais monitoram e fazem bloqueios em todas as rodovias distritais, explica o gestor: “Atuamos com mais frequência naquelas vias que são a porta de entrada para os crimes de descaminho [extravio], contrabando e outros. Temos nossos dados estatísticos e informações de inteligência, e com isso planejamos diariamente os nossos pontos de bloqueio”.
Para fazer parte do grupo de policiamento, é necessário participar do curso tático operacional rodoviário, que qualifica o policial militar para atuar nas rodovias. Entre as disciplinas, estão Radiopatrulhamento, Identificação veicular, Acompanhamento de veículos, Abordagem de veículos de grande porte e Troca de tiros em alta velocidade.
“No curso, temos provas práticas de simulação real, que se chama prova de doutrina, e todos os policiais que ingressam no treinamento passam por ela”, conta o aspirante Marcelo Carvelo. “Além dele, a própria corporação oferece treinamentos e especializações periódicas para a tropa.”
Um dos mais antigos da tropa, o segundo sargento Ari Arcanjo ressalta: “Com base na nossa doutrina, já formamos grupos táticos no Amapá, Pará e Tocantins”
É comum equipes de outras unidades da Federação e até mesmo de outras forças de segurança participarem dos cursos de treinamento do Grupo Tático Operacional. “Formamos policiais de outros estados; há militares que fazem o curso e vão para outros grupos táticos, e agentes de corporações, como policiais rodoviários federais e policiais federais, bem como civis, que buscam o curso para aprender nossas técnicas na identificação de placas”, relata Carvelo.
O segundo sargento Ari Arcanjo, um dos mais antigos na tropa, lembra que a criação do TOR foi inspirada nas forças de Goiás. “Nossa doutrina veio do Comando de Operações de Divisas [COD], que fazia um trabalho muito bom”, aponta. “A partir daí, criamos o TOR; e, com base na nossa doutrina, já formamos grupos táticos no Amapá, Pará e Tocantins”.
O comandante Bezerra enfatiza que a PMDF sempre foi importadora de técnicas. “Não temos melindre nenhum de ir a outros estados e conhecer as doutrinas que eles utilizam”, explica. A corporação investe no intercâmbio.
“Recentemente, a equipe passou por uma especialização para aprender como identificar insumos agrícolas com a polícia do Goiás”, lembra o comandante. “Esse é um crime que tem crescido em nossas rodovias. Há pouco tempo, apreendemos 95 quilos de insumos agrícolas contrabandeados. Alguns são proibidos aqui no Brasil, e países como Paraguai e Uruguai são rotas de entrada desses produtos, que acabam por perpassar pelas nossas rodovias”.
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