
Áreas de seis regiões do DF ficam sem energia nesta terça (25)
Suspensão será feita em Ceilândia, Paranoá, Samambaia, Sudoeste, Lago Norte e Sobradinho para manter a segurança das equipes de trabalho e da população

Processo é organizado pela Escola de Saúde Pública do Distrito Federal (ESP-DF); s inscrições podem ser feitas entre os dias 27 deste mês e 8 de dezembro
A Escola de Saúde Pública do Distrito Federal (ESP-DF), mantida pela Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde (Fepecs), publicou um novo edital de seleção para nove cursos de pós-graduação lato sensu. Ao todo, são disponibilizadas 306 vagas, de forma gratuita, para profissionais que tenham nível superior nas áreas de saúde, educação e afins.
Entre as principais novidades desta edição está a criação da especialização em saúde da população negra, uma pós-graduação inédita, desenvolvida ao longo de mais de um ano de trabalho. O curso nasce com o objetivo de oferecer uma formação completa e aprofundada, capaz de contemplar de forma integral as necessidades dessa população. A proposta surgiu a partir do curso de extensão em Equidade Racial no Sistema Único de Saúde (SUS), momento em que se identificou a ausência de formações que abordassem a saúde da população negra em sua totalidade.
Essa especialização reúne temas essenciais para compreensão e atuação qualificada na área, incluindo aspectos históricos da população negra no Brasil, marcos legais, racismo, preconceito e discriminação, determinantes sociais da saúde, epidemiologia, mortalidade materna de mulheres negras, justiça social, saúde mental, violências e estratégias de enfrentamento ao racismo institucional. O conteúdo também abrange políticas de equidade em saúde e assistência social, além de debates sobre a população em situação de rua e pessoas privadas de liberdade.
Além disso, o processo seletivo também oferece as especializações em gerontologia, gestão de saúde pública, gestão do sistema brasileiro de transplantes de órgãos e tecidos, medicina intensiva, preceptoria de residência em áreas profissionais de saúde (modalidades uni e multiprofissional), preceptoria de residência médica, saúde coletiva e epidemiologia e saúde mental e atenção psicossocial.
Os cursos são financiados com recursos da Fepecs e possuem carga horária variando entre 360 e 420 horas. Todos são reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC) e contam com um corpo docente formado por especialistas, mestres e doutores atuantes nas redes de saúde e em instituições de pesquisa do país.
O chefe do Núcleo de Especialização e Extensão da ESP-DF, Demétrio Gomes, explica que o diferencial dos cursos é o foco na interdisciplinaridade. “Os cursos da ESP-DF são estruturados para promover uma integração real entre diferentes áreas do conhecimento”, destaca. O processo seletivo mantém no edital deste ano a política de reserva de 20% das vagas para pessoas negras (pretas e pardas) e pessoas com deficiência e 10% para candidatos hipossuficientes. A distribuição das vagas está detalhada no edital.
As inscrições devem ser realizadas do dia 27 deste mês a 8 de dezembro, no site do Instituto Access, banca organizadora do certame, com valor de R$ 48. O candidato precisa gerar uma senha de acesso ao sistema de inscrição e posteriormente preencher o formulário, escolher o curso pretendido, enviar toda a documentação exigida no edital, além de pagar a taxa de inscrição. O resultado final, com a convocação para matrícula, está previsto para 18 de dezembro. As atividades acadêmicas terão início na mesma data, com aula magna inaugural para todos os cursos.
*Com informações da Fepecs

Suspensão será feita em Ceilândia, Paranoá, Samambaia, Sudoeste, Lago Norte e Sobradinho para manter a segurança das equipes de trabalho e da população

Pedestres, ciclistas e condutores de outros veículos podem ser prejudicados pela pista escorregadia e baixa visibilidade

Brasília já está em marcha. Na próxima terça-feira (25), mulheres negras de todo o país marcharão na capital do país por Reparação e Bem Viver.

Ação presencial da Neoenergia leva serviços técnicos e comerciais para a população, sem hora marcada, ao longo da semana
