
Governo do DF lança nova edição do Preparação DF com mais de 6 mil vagas gratuitas
Programa oferece aulas presenciais, material didático, lanche e auxílio-transporte para estudantes que se preparam para o Enem, vestibulares e o PAS

Ao todo, são ofertadas 256 vagas para profissionais de saúde, servidores do GDF e pessoas da comunidade em geral
A Escola de Saúde Pública do Distrito Federal (ESP-DF), mantida pela Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde (Fepecs), divulgou edital de processo seletivo para sete cursos de pós-graduação lato sensu, na modalidade ensino a distância. Ao todo, são ofertadas 256 vagas para profissionais de saúde, servidores do Governo do Distrito Federal (GDF) e pessoas da comunidade em geral.
As inscrições são gratuitas, começam nesta terça (3) e podem ser feitas até quinta-feira (5). Para se inscrever, o candidato deve acessar o site da Fepecs, ler atentamente ao edital e observar a exigência de documentos solicitados para envio. Além disso, será necessário apresentar um memorial descritivo, conforme orientado no anexo III do edital. Esta etapa possui caráter eliminatório e classificatório.
A relação de candidatos com inscrições confirmadas está prevista para ser divulgada na sexta-feira (6), no site da Fepecs. Já a homologação do resultado final e a convocação para matrícula estão previstas para o dia 17, e a aula inaugural será no dia seguinte.
A desistência após realização da matrícula ou diante de reprovação do aluno limita a candidatura dele a novas vagas nos cursos de especialização da ESP-DF por um período de dois anos, além do ressarcimento ao erário, correspondente ao valor do curso.
As aulas são dadas em modelo de ensino remoto com atividades síncronas e assíncronas, exigindo que o aluno dedique tempo ao uso da plataforma, além de disponibilidade de computador com acesso à internet e endereço de e-mail ativo. Também é exigência para ingresso nos cursos, a apresentação de diploma de curso superior, devidamente concluído e oficialmente registrado pelo MEC.
O processo seletivo apresenta reserva de vagas para pessoas pretas e pardas, e com deficiência. O número reservado é de acordo com as oportunidades de cada programa de pós-graduação e encontra-se disponibilizado no edital.
A novidade deste ano é a especialização em saúde coletiva e epidemiologia, que, pela primeira vez, aparece na lista de cursos disponibilizados. Também há vagas para as áreas de gestão de saúde pública, gestão do sistema brasileiro de transplantes de órgãos e tecidos, preceptoria de residência médica, preceptoria de residência em áreas profissionais de saúde ー modalidades uni e multiprofissional, saúde mental e atenção psicossocial e medicina intensiva. Cada especialização conta com carga horária específica, dividida em, pelo menos, seis módulos, com conclusão no período de 12 a 18 meses.
“Com a criação da ESP-DF, tivemos uma reestruturação dos cursos de especialização, e o objetivo é uniformizar os cursos dentro da escola”, explica a chefe do Núcleo de Especialização e Extensão da ESP-DF, Valdelice França. Ela também destaca que as especializações oferecidas são credenciadas pelo Ministério da Educação (MEC) e ministradas por um corpo docente de especialistas, mestres e doutores formados na área proposta.
*Com informações da Fepecs

Programa oferece aulas presenciais, material didático, lanche e auxílio-transporte para estudantes que se preparam para o Enem, vestibulares e o PAS

A proposta, que define a política educacional brasileira, pode seguir direto para o Senado

Nicolas Xavier, 18 anos, do CED Incra 08, fez uma noite de autógrafos da obra Pequenos Mundos

Atividade gratuita prepara candidatos veteranos para o vestibular da Universidade de Brasília (UnB); vagas serão sorteadas nesta terça (9)
