
GDF investe R$ 2,5 milhões em rede de captação da água da chuva em Arniqueira
Intervenção conduzida pela Novacap já tem 400 metros concluídos e vai reduzir riscos de alagamentos na região

Pista exclusiva para ônibus vai ligar o piso superior da passagem subterrânea à Avenida Samdu; foram usados 450 m³ de concreto para revestir o viaduto O cimbramento da rampa exclusiva para ônibus do Túnel de Taguatinga começou a ser retirado nesta sexta-feira (4). Estruturas metálicas escoram a pista suspensa desde a sua concretagem, concluída em …
Continue reading “Escoramento de rampa do BRT no Túnel de Taguatinga começa a ser retirado”
Pista exclusiva para ônibus vai ligar o piso superior da passagem subterrânea à Avenida Samdu; foram usados 450 m³ de concreto para revestir o viaduto
O cimbramento da rampa exclusiva para ônibus do Túnel de Taguatinga começou a ser retirado nesta sexta-feira (4). Estruturas metálicas escoram a pista suspensa desde a sua concretagem, concluída em 3 de outubro. De lá para cá, foram feitos dois testes de resistência no viaduto, ambos com resultado satisfatório.

O viaduto que conecta a pista do BRT do Túnel de Taguatinga à Avenida Samdu tem 80 m de comprimento. Por se tratar de uma construção robusta, a concretagem da rampa foi feita em duas etapas. A primeira camada usou 200 m³ de concreto. Por cima, foi feita uma segunda camada com 250 m³ do material.

“O pavimento passou por três dias de cura úmida”, conta a engenheira de planejamento Giovana Assis. “Manter o concreto molhado garante a hidratação do cimento e o melhor desempenho do material.”
Além do cimento, a estrutura do viaduto do BRT, sigla emprestada do inglês bus rapid transit (ônibus de trânsito rápido), usou também 300 cilindros de EPS (poliestireno expandido). Os blocos, com 80 cm de diâmetro cada, serviram para dar mais leveza e agilidade à construção da rampa.

Intervenção conduzida pela Novacap já tem 400 metros concluídos e vai reduzir riscos de alagamentos na região

Abordagem está prevista para passar por oito pontos da região administrativa

Áreas próximas ao complexo automobilístico passaram por limpeza, desobstrução de bocas de lobo, manutenção nas vias e reforço na sinalização; penúltima etapa da Stock Car de 2025, no próximo dia 30, marcará a volta da pista ao calendário nacional

São, ao todo, 904 oportunidades, que contemplam candidatos de diferentes níveis de escolaridade, com e sem experiência; salários chegam a R$ 3.446
