
Moradores do Riacho Fundo II aproveitam vacinação e dentista em ação integrada do GDF
Ação reúne mais de 40 órgãos do Governo do Distrito Federal e aproxima a comunidade do poder público

Militares utilizam tecnologias de ponta e técnicas avançadas para apoiar buscas de um veículo e uma vítima submersos
O Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF) intensificou a atuação no Lago de Furnas, em Minas Gerais, para apoiar o resgate de um veículo e uma vítima submersos. Desde domingo (12), seis especialistas em operações subaquáticas estão na região para auxiliar as autoridades locais nas buscas.

Já no primeiro dia da missão, a equipe fez o reconhecimento dos pontos de interesse, com informações prévias e equipamentos de tecnologia avançada, como um sonar de alta precisão, que permite varreduras detalhadas em grandes profundidades. O ponto da operação é marcado pela grande profundidade, com cerca de 60 metros, e por estruturas de uma antiga cidade inundada, com pontes, casas e árvores – o que dificulta a atuação dos militares.
As condições climáticas adversas também agravaram a situação no domingo. Uma tempestade causou forte agitação na superfície da água e gerou ruídos intensos, comprometendo a leitura dos dados obtidos pelo equipamento. A missão foi retomada na segunda-feira (13).
Nesta nova fase, as buscas foram direcionadas a uma área próxima a uma ponte naufragada, considerada importante para a localização do veículo. Os mergulhadores do CBMDF empregam técnicas avançadas para operar em grandes profundidades e em terrenos submersos de alta complexidade. A missão tem duração prevista até o dia 18 deste mês, com retorno da equipe após a conclusão das buscas.

Ação reúne mais de 40 órgãos do Governo do Distrito Federal e aproxima a comunidade do poder público

A abordagem está prevista para passar por três pontos da região administrativa

Ação faz parte da programação do Maio Laranja e envolve mobilização social, capacitações técnicas, atividades educativas e articulação institucional, fortalecendo a rede de proteção em todo o Distrito Federal

O cadastro dos interessados será no próximo dia 11, no auditório do edíficio-sede do Detran
