
Horóscopo do dia: o que o seu signo reserva para esta segunda
Veja o que os astros revelam para a segunda-feira (22) de cada nativo do zodíaco

Órbita da estação baixou 310 metros A Estação Espacial Internacional (ISS) teve que se desviar, nesta sexta-feira (3), do fragmento de um veículo de lançamento dos Estados Unidos (EUA), informou o chefe da agência espacial da Rússia, o mais recente de uma série de incidentes nos quais detritos espaciais exigiram a reação de astronautas. Lixo espacial […]
Órbita da estação baixou 310 metros
A Estação Espacial Internacional (ISS) teve que se desviar, nesta sexta-feira (3), do fragmento de um veículo de lançamento dos Estados Unidos (EUA), informou o chefe da agência espacial da Rússia, o mais recente de uma série de incidentes nos quais detritos espaciais exigiram a reação de astronautas.

Lixo espacial fez com que a ISS realizasse manobra de desvio forçada. Créditos: WikiImages/Pixabay
Os apelos para o monitoramento e a regulamentação do lixo espacial aumentam desde que a Rússia realizou um teste de míssil antissatélite no mês passado. O teste criou um campo de detritos em órbita, que autoridades dos EUA disseram poder representar um risco às atividades espaciais durante anos.
Dmitry Rogozin, o chefe da agência espacial russa Roscosmos, afirmou que a ISS foi obrigada a manobrar por causa do lixo espacial de um veículo de lançamento norte-americano, colocado em órbita em 1994.
A Roscosmos disse que, durante a manobra não programada, realizada pelo controle da missão, a órbita da estação baixou 310 metros durante quase três minutos para evitar o contato.
Rogozin acrescentou que a manobra não afetará o lançamento planejado do foguete Soyuz MS-20, do cosmódromo de Baikonur, no Cazaquistão, no dia 8 de dezembro, e seu atracamento na ISS.

Foto: Divulgação
Os detritos espaciais consistem em veículos de lançamento descartados ou partes de uma espaçonave, que flutuam pelo espaço e podem colidir com satélites ou a ISS.
Em artigo publicado ontem no Financial Times, Anders Fogh Rasmussen, ex-secretário-geral da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), afirmou que a destruição russa do satélite no mês passado criou o risco de transformar o espaço em um ferro-velho.
Fonte: Agência Brasil

Veja o que os astros revelam para a segunda-feira (22) de cada nativo do zodíaco

Atriz se manifestou após ter recebido um vídeo seu de 2018 em que teria feito declarações de teor racista

Atleta de 46 anos cultiva carreira como cantor e compositor e enfileira criações bem-sucedidas ao lado de artistas como Iza e Wesley Safadão

Enquanto craques buscam gols nos gramados norte-americanos, criadores digitais disputam atenção, audiência e patrocínios online
