
Hemocentro de Brasília registra mais de 57 mil doações de sangue em 2025
Atuação da instituição garantiu mais de 82 mil transfusões de sangue na rede pública de saúde do Distrito Federal

Ações de conscientização serão realizadas até o dia 27 de outubro em estações e trens para orientar mulheres que sofrem ou testemunham diferentes tipos de violência doméstica A Secretaria da Mulher (SMDF), em parceria com o Instituto Inside Brasil, e, apoio do Metrô-DF, lançou, na quinta-feira (28), na Estação do Metrô Galeria, a campanha Mulher, …
Continue reading “Estação Galeria recebe primeira ação da campanha “Mulher, não se Cale!””
Ações de conscientização serão realizadas até o dia 27 de outubro em estações e trens para orientar mulheres que sofrem ou testemunham diferentes tipos de violência doméstica
A Secretaria da Mulher (SMDF), em parceria com o Instituto Inside Brasil, e, apoio do Metrô-DF, lançou, na quinta-feira (28), na Estação do Metrô Galeria, a campanha Mulher, não se Cale!. A ação ocorre até 27 de outubro e estará presente em dois trens e nas estações do DF de forma itinerante. A SMDF pretende alcançar diretamente cerca de 30 mil usuários do metrô, e 130 mil pessoas indiretamente, levando ações de conscientização e prevenção da violência contra a mulher.

Estiveram presentes na cerimônia a vice-governadora Celina Leão, a secretária da Mulher, Giselle Ferreira, e o secretário da Segurança Pública, Sandro Avelar, a deputada distrital Jane Klébia e a gerente de Projetos Especiais do Metrô, Letícia Divina. Para a vice-governadora, a luta contra a violência de gênero é uma pauta de toda a sociedade.
“O suporte do Estado é fundamental para que todas saiam da situação de vulnerabilidade e do ciclo de violência. Queremos que cada mulher tenha o seu emprego e crie seus filhos de forma segura”Celina Leão, vice-governadora
“As mulheres devem ser encorajadas a fazer a denúncia e, para isso, criamos campanhas e programas como essa iniciativa. O suporte do Estado é fundamental para que todas saiam da situação de vulnerabilidade e do ciclo de violência. Queremos que cada mulher tenha o seu emprego e crie seus filhos de forma segura”, destaca Celina.

A campanha vai orientar as mulheres que sofrem ou testemunham tipos de violência doméstica, além de conscientizar homens a não praticarem agressões e ampliar o debate sobre a violência de gênero. “A informação salva a mulher. Vamos ampliar a campanha para ocupar os espaços públicos do DF e conscientizar a todos que a pauta da mulher é de todos”, afirma a secretária da Mulher, Giselle Ferreira.
Os estandes de divulgação, conscientização e apoio do projeto estarão montados, em datas específicas, nas estações do metrô Central, Galeria dos Estados, Águas Claras, Praça do Relógio e Ceilândia Centro, locais com os maiores fluxos de circulação de pessoas, sendo estratégico para o alcance de um público maior.

A ação presencial conta com uma equipe de cinco mobilizadores, treinados pela equipe da SMDF, para realizarem a abordagem às pessoas sobre os diferentes tipos de violência, seus impactos, as causas subjacentes e os direitos das mulheres, com o objetivo de romper com os estereótipos de gênero e promover uma cultura de respeito e igualdade, quebrando o ciclo de violência.
Além do material de apoio distribuído pela equipe, a campanha estará presente em todas as estações do metrô do Distrito Federal por meio da adesivagem dos trens, escadas, paredes e cartazes. O estande contará com um ambiente instagramável, para abordar o assunto com sensibilidade e incentivar a reflexão sobre o tema. Quem divulgar em suas redes sociais a fotografia do local, com a hashtag #mulhernaosecale, será presenteado com uma foto em alta qualidade.
→ Estação Galeria: 28 e 29 de setembro, 2 e 3 de outubro
→ Estação Central: 4, 5, 6, 9 e 10 de outubro
→ Estação Águas Claras: 11, 13, 16 e 17 de outubro
→ Estação Praça do Relógio: 18, 19, 20 e 23 de outubro
→ Estação Ceilândia Centro: 24, 25, 26, 27 e 28 de outubro
→ Samambaia Sul
→ Furnas
→ Taguatinga Sul
→ Guará
→ Feira
→ Shopping
→ Arniqueira
→ 108 Sul
→ 102 Sul
→ Samambaia
→ Ceilândia
→ Ceilândia Norte
→ Ceilândia Centro
→ Guariroba
→ Ceilândia Sul
→ Centro Metropolitano
→ Praça do Relógio
→ Estrada Parque
→ Concessionárias
→ Águas Claras
→ Terminal Asa Sul
→ 114 Sul
→ 112 Sul
→ 110 Sul
→ 106 Sul
→ Galeria
→ Central
Acesse aqui para saber mais informações sobre a campanha.
*Com informações da Secretaria da Mulher

Atuação da instituição garantiu mais de 82 mil transfusões de sangue na rede pública de saúde do Distrito Federal

Datas foram publicadas no Diário Oficial do DF desta quarta-feira (31)

Confira o cardápio especial de 1º de janeiro de 2026 nos equipamentos que oferecem café da manhã, almoço e jantar

Entre 2019 e 2025, governo instalou 689 papa-lixos e 15 papa-entulhos em diversas regiões administrativas
