
GDF inicia recuperação do pavimento em vias rurais do Gama
Obras abrangem 10 km de extensão das vicinais 379 e 383, por onde circulam ônibus escolares e carros de passeio
Estão sendo colocadas no local seis manilhas com cerca de 8 metros de comprimento e 62 centímetros de diâmetro, o que aumentará a vazão do córrego Capão Preto, que escoa sob a pista A enxurrada de um temporal que caiu no início do ano no Riacho Fundo 2 comprometeu a via de acesso à Escola …
Continue reading “Estrada rural do Riacho Fundo II é recuperada”
Estão sendo colocadas no local seis manilhas com cerca de 8 metros de comprimento e 62 centímetros de diâmetro, o que aumentará a vazão do córrego Capão Preto, que escoa sob a pista
A enxurrada de um temporal que caiu no início do ano no Riacho Fundo 2 comprometeu a via de acesso à Escola Classe (EC) Ipe (Israel Pinheiro), no Caub 1. Na estrada vicinal que liga a região administrativa ao Park Way, o pontilhão (espécie de ponte de terra) foi arrastado e as manilhas obstruídas por galhos e folhas de árvores.
Atento ao preparo das cidades para as chuvas, com retorno previsto nas próximas semanas, o Governo do Distrito Federal (GDF) acionou uma força tarefa de recuperação da estrada vicinal no trecho que fica a cerca de 500 metros da unidade de ensino. Estão sendo colocadas seis manilhas – unidas de duas em duas – com cerca de 8 metros de comprimento e 62 centímetros de diâmetro, o que aumentará a vazão do córrego Capão Preto, que escoa sob a pista.
As obras são executadas pelo Departamento de Estradas de Rodagem (DER), com suporte da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, já que se trata de uma área rural de proteção ambiental e nascentes. O GDF Presente, programa de benfeitorias do governo, contribui com a mão de obra do projeto Mãos Dadas, enquanto a Administração Regional do Riacho Fundo II com caminhões e uma máquina de nivelamento do terreno.
“Aproveitamos também para desobstruir as folhas que estavam bloqueando a passagem de água nas quatro manilhas de alvenaria, com 45 centímetros de diâmetro cada, já existentes sob o pontilhão”, informa o coordenador de licenciamento e obras da Administração Regional do Riacho Fundo II, Isaias Carvalho.
Administradora Regional do Riacho Fundo II, Ana Maria da Silva, lembra que o estrago vinha colocando em risco a segurança dos carros que passam por lá diariamente. “Inclusive a do transporte da produção rural e a das crianças levadas e trazidas da escola”, alerta.
“Além disso, beneficia os moradores e chacareiros que transitam pela via diariamente, além das crianças no acesso à escola neste semestre de volta às aulas”, completa o coordenador do Polo Sul que atende a região pelo GDF Presente, Carlos Alberto Alves.
A EC Ipe atende cerca de 380 alunos, de 6 a 10 anos, em período integral. A maioria deles mora nos Caub 1 e 2, no Riacho Fundo II e alguns até no Park Way. Na unidade de ensino não chega o transporte coletivo e os estudantes têm acesso às aulas por meio do transporte escolar do GDF.
De acordo com a diretora da escola, Gleisy Regina Lino, a comunidade está satisfeita com as intervenções – previstas para serem concluídas ainda esta semana. “A estrada, mesmo que de terra, se tiver mantida a ordem e a estrutura, já atende plenamente toda a população que depende dela para se locomover”, comemora.
Obras abrangem 10 km de extensão das vicinais 379 e 383, por onde circulam ônibus escolares e carros de passeio
Atividade será na segunda (19) e na terça-feira (20), das 11h às 14h, na Universidade de Brasília
Serviços desse setor da Defensoria Pública do DF serão prestados das 8h às 17h, no Setor Comercial Norte
Governadora em exercício acompanhou abertura do evento, que tem como foco promover reflexões sobre inovação e desenvolvimento do comércio em nível nacional