
Festival de Brasília, drift, rap e celebração ao Cerrado são destaques do fim de semana no DF
Brasilienses e visitantes contam com uma programação recheada de eventos promovidos ou apoiados pelo Governo do Distrito Federal (GDF)
► O curta será exibido no Espaço Gastronômico Cultural Tabanka Brasil, na Vila Planalto esta sexta-feira (26/01), estreia o projeto Cine Tabanka com o pré-lançamento do documentário experimental Felicidade Contemporânea. O curta-metragem dirigido por Patrícia Antunes conta a história de quatro mulheres que mergulham em suas próprias histórias em busca da substância que compõe o …
Continue reading “Estreia na capital federal o documentário experimental “Felicidade Contemporânea””
► O curta será exibido no Espaço Gastronômico Cultural Tabanka Brasil, na Vila Planalto
esta sexta-feira (26/01), estreia o projeto Cine Tabanka com o pré-lançamento do documentário experimental Felicidade Contemporânea. O curta-metragem dirigido por Patrícia Antunes conta a história de quatro mulheres que mergulham em suas próprias histórias em busca da substância que compõe o universo da felicidade nos dias de hoje.
O filme, com duração de 29 minutos, foi/é realizado com recursos do Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal (FAC/DF) e apresenta uma reflexão sobre as transformações da felicidade, que ao longo dos tempos têm sofrido variações de acordo com os diferentes momentos da sociedade. Essas mudanças revelam como buscamos o sentido da vida em contraponto à representação da felicidade, seja ela fabricada nas redes sociais ou aquelas vendidas em pílulas.
“As pesquisas destacam a importância dessa discussão no contexto social. No entanto, a questão da felicidade ganha relevância na atualidade, mesmo que não obtenhamos uma resposta definitiva. Isso nos conduz a uma reflexão sobre o pensamento contemporâneo, onde a obsessão pela busca da satisfação imediata pode, paradoxalmente, levar a um vazio existencial”, destaca Antunes.
Dentro do cinema experimental, a diretora fez uma audição e escolheu quatro mulheres do meio artístico (as quatro são atrizes) que dão vida a suas histórias reais. São elas: Letícia Karen, Simone Borges, Letícia Fleury e Beatriz Santana.
“Felicidade é um tema muito amplo. Mas, a minha reflexão me faz pensar em como o capitalismo se apropria de tudo. Inclusive, da felicidade. Há uma ditadura da felicidade e as redes sociais te dizem isso o tempo todo e as pessoas vão ficando infelizes. E hoje, fazendo este filme, vi o quanto as pessoas estão só e o quanto a vida comunitária faz falta”, ressalta Patrícia.
Para construção da narrativa, a diretora teve como base o pensamento do sociólogo e filósofo francês Gilles Lipovetsky, conhecido por suas análises sobre a sociedade contemporânea e a cultura do consumo. O pensador afirma que vivemos em uma sociedade marcada pelo “hiperconsumismo”, na qual estamos com foco na busca incessante pelo prazer, conforto e satisfação imediata.
Questionamos as normas sociais, o papel da mulher na sociedade, a invisibilidade dentro do ambiente doméstico, oferecendo um espaço para aprofundar as experiências, abrindo as telas para uma escuta atenta e uma construção que desafia as expectativas tradicionais do cinema narrativo.
O documentário é uma experimentação que traz novos moldes criativos às convenções cinematográficas, onde o ponto de partida é trabalhar uma temática que se conecta com a experiência feminina, reverberando ao máximo os seus pensamentos, sentimentos e vivências. Mulheres que, sem se conhecer, se conectam ao espiral fílmico.
Para aprofundar mais sobre o assunto, a diretora e equipe propõem uma roda de conversa aberta ao público logo após a exibição, assim será possível discutir a experiência da produção do filme e as nuances que envolvem a felicidade contemporânea.
Além do Cine Tabanka, a produção também será exibida em restaurantes comunitários da cidade, as sessões têm entrada gratuita. As exibições no Paranoá ocorrerão nos dias 25 e 26, das 12h às 14h. Já no Itapoã, estão programadas para os dias 29 e 30, no mesmo horário. Todos os espaços contam com acessibilidade.
Patrícia Antunes é cineasta, roteirista, coordenadora de festivais e psicóloga. Fundadora da Arte em Movimento, coletivo que realiza produções audiovisuais, artes visuais e consultoria para projetos e eventos. Patrícia Antunes realizou mais de cinco produções autorais, além de ter participado de diversas Mostras e Festivais de Cinema.
O filme “Felicidade Contemporânea” é a terceira experimentação nesse processo criativo, outras duas experiências foram realizadas anteriormente, uma entre 2008 e 2011, com o curta-metragem “Mulheres de 50”, e a outra entre 2015 e 2021, com o longa “Dia de Folga”.
Direção e Roteiro: Patrícia Antunes
Direção de Produção: Fabian Melo Franco
Direção de Fotografia e Câmera: Joanna Ramos
Assistente de Direção e Montagem: Janú Ário Jr.
Mulheres: Letícia Karen, Simone Borges, Letícia Fleury e Beatriz Santana.
Som Direto e Desenho de Som: Santiago Contepomi
Trilha Sonora Original: Caji
Finalização: Petrônio Neto
Serviço: Documentário experimental “Felicidade Contemporânea”. Lançamento: Espaço Gastronômico Cultural Tabanka Brasil, Avenida Rabelo, nº 21 – Vila Planalto. Data: Sexta-feira (26/1). Horário: 20h. Exibições extras: Restaurante Comunitário do Paranoá, 25 e 26/1, das 12h às 14h; Restaurante Comunitário do Itapoã, 29 e 30/1, das 12h às 14h.
Legenda da foto: Filme promove mergulho na jornada de mulheres em busca do elemento essencial que compõe o universo da felicidade – Foto: divulgação
Brasilienses e visitantes contam com uma programação recheada de eventos promovidos ou apoiados pelo Governo do Distrito Federal (GDF)
Troféu Câmara Legislativa será entregue aos vencedores da Mostra Brasília, vitrine do cinema brasiliense. Também há premiação em dinheiro para os melhores filmes e categorias técnicas
Uma comédia que faz rir, emociona e te faz esquecer os problemas. E, no fim, você sai do teatro com uma mensagem simples, mas poderosa: que tal apostar no amor?
Confira aqui a programação e valor dos ingressos do Cine Drive-in Brasília