
Enem 2025: termina hoje prazo para recorrer de atendimento especial negado
Novo envio de documentos deve ser feito pela Página do Participante
Cerimônia nacional, realizada nesta segunda (30/6), no Rio de Janeiro, reuniu 683 medalhistas de ouro de todo o país
Cinco estudantes da rede pública de ensino do Distrito Federal conquistaram medalha de ouro na 19ª edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep), em 2024. A cerimônia nacional de premiação foi realizada nesta segunda-feira (30/6), no Rio de Janeiro, e reuniu 683 medalhistas de ouro de todos os estados brasileiros e do DF para a entrega das condecorações.
A solenidade contou com a presença da ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos; do ministro da Educação, Camilo Santana; e do prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes. A celebração incluiu ainda um jantar de boas-vindas para os participantes, sorteio de brindes, salão de jogos e uma palestra com o cientista de projetos do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa), Lucas Nissenbaum.
A diretora do Centro de Ensino Fundamental (CEF) Polivalente, na Asa Sul, Áurea Satomi Sone, prestigiou a vitória do aluno Miguel Francisco, de 13 anos. “Recebi com muita alegria o convite do Miguel para participar da premiação; me sinto honrada e emocionada em celebrar com ele este momento tão especial. É um presente para a comunidade escolar do CEF Polivalente”, declarou.
A mãe do estudante, Luciana Leite Caputo, também manifestou sua satisfação com a conquista do filho: “Estou muito feliz pelo Miguel, por ele participar desse evento maravilhoso, que abre tantas portas para os alunos. É uma experiência riquíssima, uma oportunidade fantástica, tanto no conhecimento e aprendizado quanto na troca de experiências com alunos de todo o país”.
Miguel Francisco não escondeu a emoção ao participar da cerimônia: “É uma experiência única que a matemática pode nos proporcionar. Mesmo sendo vista como um ‘bicho de sete cabeças’, a disciplina é muito importante e vale a pena. Estou muito feliz pelo meu desempenho”, declarou o estudante do 8º ano do ensino fundamental.
A Obmep é a maior olimpíada científica do Brasil, com mais de 18,5 milhões de estudantes participantes. A competição é promovida pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada e realizada anualmente para estudantes do 6º ano do ensino fundamental ao 3º ano do ensino médio.
Os medalhistas nacionais da Obmep podem participar do Programa de Iniciação Científica Júnior (PIC), que oferece aulas avançadas de matemática. Estudantes de escolas públicas que integram o programa recebem uma bolsa mensal de R$ 300, concedida pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).
“Há 20 anos a Obmep alcança quase a totalidade do território nacional, identificando talentos e incentivando o gosto pelo aprendizado da matemática”, aponta Marcelo Viana, diretor-geral do Instituto. No Impa Tech, graduação da entidade, 80% das vagas são destinadas a medalhistas de olimpíadas do conhecimento.
Além das medalhas de ouro, a 19ª edição da Obmep distribuiu 1.962 medalhas de prata, 5.851 de bronze e 51.002 menções honrosas, além das premiações estaduais. As cerimônias de entrega são organizadas regionalmente.
• Emanuel de Melo Nogueira – CEM 01 de Sobradinho – 1ª série
• Felipe Gabriel Moura Magalhães – CEF 201 de Santa Maria – 9º ano
• Pedro Vitor Fernandes Soares – CEF 201 de Santa Maria – 8º ano
• Pedro Emanuel de Oliveira Braga – CEF 01 do Guará – 8º ano
• Miguel Francisco Caputo Almeida – CEF Polivalente – 8º ano.
*Com informações da Secretaria de Educação (SEEDF)
Novo envio de documentos deve ser feito pela Página do Participante
Parceria da Secretaria de Justiça e Cidadania, do Conselho dos Direitos da Criança e do Adolescente com organização da sociedade civil, publicada no DODF desta terça (1º), prevê ações educativas e sociais para prevenir vulnerabilidades e afirmar direitos
Modalidade atende pessoas a partir de 15 anos que não concluíram o ensino fundamental ou o ensino médio na idade regular
Iniciativa está alinhada com a meta do Governo Ibaneis Rocha de zerar fila de espera de bebês por vagas; aumento do repasse será de 59,99% para o Berçário I e de 14,28% para o Berçário II, que acolhem crianças de até 2 anos