
Instalação de câmeras de segurança nas escolas vira Lei no DF
Já o monitoramento dentro das salas de aula é opcional, e pode ocorrer a partir de decisão de cada diretoria escolar

Ação une quatro projetos da Secretaria de Educação e será lançada na proxima sexta-feira (14)
O Programa de Saúde Mental dos Estudantes será lançado na próxima sexta-feira (14), às 9h, no auditório central do Espaço Cultural Professora Neusa França, no Shopping ID. Com o intuito de promover a implementação da Política Nacional de Atenção Psicossocial nas Comunidades Escolares, instituida pela Lei nº 14.819 de 16 de janeiro de 2024, a Secretaria de Educação do Distrito Federal anuncia o lançamento de um programa inovador composto por quatro projetos, todos voltados para a promoção da saúde, bem-estar e valorização da vida dos estudantes da rede pública de ensino.
Com foco na saúde mental, o programa tem como objetivo atender às necessidades específicas de cada faixa etária, desde a educação infantil até a Educação de Jovens e Adultos (EJA). Dessa forma, é essencial articular as ações com diversos atores envolvidos. A inscrição no programa pode ser feita por meio desse link.
Conheça abaixo os projetos que vão compor o Programa de Saúde Mental dos Estudantes.
O projeto “Ciranda do Coração” é direcionado aos estudantes da educação infantil e séries iniciais do ensino fundamental. A iniciativa busca proporcionar um ambiente acolhedor e estimulante, onde as crianças possam desenvolver habilidades socioemocionais desde cedo. Com atividades lúdicas e interativas, o projeto incentiva o aprendizado colaborativo, a empatia e o respeito mútuo, criando uma base sólida para o desenvolvimento integral dos estudantes.

Já em andamento, o projeto Acolhendo Corações Jovens contemplou alunos do Centro Educacional 03 do Guará no início do mês de junho | Foto: André Amendoeira/Ascom SEEDF
As inscrições para este projeto estão abertas para as escolas durante todo o ano letivo. As unidades escolares podem se inscrever no projeto aqui.
Destinado aos estudantes das séries finais do ensino fundamental e do ensino médio, o projeto “Acolhendo Corações Jovens” visa fortalecer o suporte emocional e psicológico durante essa fase crucial de transição e amadurecimento. A ação envolve rodas de conversa, palestras com temáticas em saúde mental escolhidas pelos estudantes e acolhimento psicológico em grupo.
As inscrições para este projeto estão abertas para as escolas durante todo o ano letivo. As unidades escolares podem se inscrever no projeto aqui.
O projeto “Prevenção ao Uso dos DEFs e Tabaco” é voltado para os estudantes do ensino médio e EJA, com o objetivo de conscientizar sobre os riscos e consequências do uso de drogas, álcool e tabaco. Através de palestras, workshops e campanhas educativas, o projeto busca informar e empoderar os jovens para que tomem decisões saudáveis e seguras, promovendo um estilo de vida livre de vícios e dependências.
As inscrições para este projeto estão abertas para as escolas durante todo o ano letivo. As unidades escolares podem se inscrever no projeto aqui.
Por fim, o projeto “Caminhos para uma Escola Promotora de Bem Viver” atende as escolas que enfrentaram crises ou situações extremas. Voltado para a minimização dos danos e promoção da saúde mental, esta iniciativa oferece apoio emocional e psicológico para estudantes e comunidades escolares. O projeto contempla ações de acolhimento, escuta ativa e intervenções terapêuticas, visando a promoção de bem-estar no ambiente escolar.
As inscrições para este projeto estão abertas para as escolas durante todo o ano letivo. As unidades escolares podem se inscrever no projeto aqui.
*Com informações da SEEDF

Já o monitoramento dentro das salas de aula é opcional, e pode ocorrer a partir de decisão de cada diretoria escolar

Capacitação de unidades-sentinela permite a detecção precoce de surtos e resposta mais rápida no atendimento

Desde 2019, sistema recebeu três novas estações, melhorias tecnológicas e investimentos que garantem mais conforto e eficiência

Redução no número de casos é resultado de trabalho intenso de qualificação do pré-natal, ampliação da testagem rápida e tratamento oportuno dos pacientes
