
Biblioteca Nacional de Brasília promove aulões gratuitos para o CPNU 2
Iniciativa da Secec-DF prepara candidatos para as provas do 'Enem dos concursos'; aulas começam no dia 23 deste mês
A lei determina a oferta de aulas extracurriculares com carga horária mínima de 40 horas
A Câmara Legislativa do DF aprovou, na terça-feira (24), o projeto de lei nº 1328/2024, que institui a Política Distrital Direito de Saber nas escolas públicas de ensino médio. De autoria do deputado Thiago Manzoni (PL), a nova norma tem como objetivo promover o conhecimento dos estudantes sobre direitos fundamentais, garantias constitucionais, deveres cívicos e o funcionamento das instituições públicas.
Foto: Rinaldo Morelli/CLDF
A lei determina a oferta de aulas extracurriculares com carga horária mínima de 40 horas ao longo dos três anos do ensino médio. Os conteúdos incluirão temas como a organização dos poderes, acesso à justiça, liberdade individual e responsabilidade cívica. As atividades poderão ser complementadas com visitas a instituições públicas, simulações de sessões legislativas e palestras temáticas.
“É incontestável que os direitos e garantias individuais estão em evidência no cenário nacional. No entanto, existe um paradoxo: vivemos na era da informação, mas, ao mesmo tempo, não temos noções básicas dos nossos direitos e deveres. A alienação social consistente na perda de autonomia e senso crítico por parte de indivíduos que compõem uma sociedade é evidente”, justificou Manzoni em sua proposta.
Entre os benefícios esperados, o parlamentar destaca a formação de cidadãos mais conscientes, críticos e preparados para o exercício pleno da cidadania. A implementação da política poderá contar com parcerias com instituições públicas e privadas para qualificação dos professores e realização das atividades.
Iniciativa da Secec-DF prepara candidatos para as provas do 'Enem dos concursos'; aulas começam no dia 23 deste mês
Objetivo é tornar a inscrição e a manutenção das vagas mais transparentes para as famílias
Evento da rede pública incentiva protagonismo estudantil e soluções criativas para desafios reais; nesta edição, serão contemplados trabalhos que dialoguem com ideias sustentáveis de preservação hídrica
Iniciativa transforma estudantes do 9º ano em roteiristas, diretores e atores, incentivando a criatividade e aproximando a escola da comunidade