
CEF 14 de Taguatinga aprova o modelo de gestão compartilhada de ensino
Com a nova adesão, DF alcança 40 escolas no programa; 15 serão implementadas no início de 2026
A lei determina a oferta de aulas extracurriculares com carga horária mínima de 40 horas
A Câmara Legislativa do DF aprovou, na terça-feira (24), o projeto de lei nº 1328/2024, que institui a Política Distrital Direito de Saber nas escolas públicas de ensino médio. De autoria do deputado Thiago Manzoni (PL), a nova norma tem como objetivo promover o conhecimento dos estudantes sobre direitos fundamentais, garantias constitucionais, deveres cívicos e o funcionamento das instituições públicas.
Foto: Rinaldo Morelli/CLDF
A lei determina a oferta de aulas extracurriculares com carga horária mínima de 40 horas ao longo dos três anos do ensino médio. Os conteúdos incluirão temas como a organização dos poderes, acesso à justiça, liberdade individual e responsabilidade cívica. As atividades poderão ser complementadas com visitas a instituições públicas, simulações de sessões legislativas e palestras temáticas.
“É incontestável que os direitos e garantias individuais estão em evidência no cenário nacional. No entanto, existe um paradoxo: vivemos na era da informação, mas, ao mesmo tempo, não temos noções básicas dos nossos direitos e deveres. A alienação social consistente na perda de autonomia e senso crítico por parte de indivíduos que compõem uma sociedade é evidente”, justificou Manzoni em sua proposta.
Entre os benefícios esperados, o parlamentar destaca a formação de cidadãos mais conscientes, críticos e preparados para o exercício pleno da cidadania. A implementação da política poderá contar com parcerias com instituições públicas e privadas para qualificação dos professores e realização das atividades.
Com a nova adesão, DF alcança 40 escolas no programa; 15 serão implementadas no início de 2026
De 24 mil para cerca de 1,5 mil crianças na lista de espera: investimento em novos Cepis e expansão do Cartão Creche garante avanço histórico na educação infantil do DF
Projeto conduzido pela Biblioteca Nacional de Brasília oferece aulas gratuitas com conteúdos cobrados no Exame Nacional do Ensino Médio
Ampliando o acesso à literatura, dois livros serão lidos com mediação a cada encontro; a programação será mensal e começa neste sábado (18)