
Inscrições abertas para segunda edição do Projeto Toca Literária do Cerrado
Evento ocupará o Parque Ecológico Saburo Onoyama, em Taguatinga, do dia 17 deste mês a 8 de junho; atividades gratuitas usam as artes para promover a educação ambiental
Além do canal para debate sobre o mercado cultural, grupo aposta em exposição sobre a capital federal e “Dicionário Do Teatro do Oprimido” nas redes sociais
Grupo com quase 20 anos de história, a Estupenda Trupe de Brasília acaba de lançar três iniciativas inéditas em suas redes sociais para acesso livre/gratuito. Dentre elas, o “Dicionário do Teatro do Oprimido”, uma enciclopédia virtual que oferece técnicas do Teatro do Oprimido para atores e não-atores por meio de exercícios propostos pelos integrantes da companhia que conta com especialização em Teatro do Oprimido, de Augusto Boal (1931-2009).
A companhia que busca inovar sempre em suas propostas artísticas também lança em “pacote” outros projetos como o inédito Podcast “ContraCena”. Neste podcast os integrantes Alana Ferrigno, Beta Rangel, Carlos Valença e Venusto – este diretor da Cia. – abrem um bate-papo de quase uma hora com personalidades da arte, da educação e da saúde local para discutir temas como mercado de trabalho, saúde mental, a temática LGBTQIAPN+ e suas repercussões em cena.
Ainda, uma Exposição Virtual com ensaios fotográficos sobre a construção da capital do País realizados pela fotógrafa Pollyana Sá e pelos fotógrafos convidados Juliana Boechat e Arthur Felipe. Todas as iniciativas da Estupenda Trupe são realizadas com recursos do Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal – FAC-DF. Confira no site: www.estupenda.net . Mais informações no Instagram: @estupendatrupe. Livre para todos os públicos.
A Estupenda Trupe sempre acreditou, dentro dos quase 20 anos de existência, que “todo ser humano é capaz de apreciar, discutir e produzir uma obra de arte”. Os quatro membros que são Bacharéis em Artes Cênicas, com especializações e cursos de Pós-Graduação em Educação e com certificação como multiplicadores do Teatro do Oprimido pelo CTO (Centro de Teatro do Oprimido-RJ) chegam agora para mostrar um pouco desta experiência para o Mundo. A exemplo, o “Dicionário do Teatro do Oprimido” apresenta uma série de vídeos que exploram jogos, exercícios e técnicas do Teatro do Oprimido sistematizados por Augusto Boal.
“A pesquisa do grupo em seus trabalhos artísticos tem a missão em trazer à tona temáticas que promovam reflexão a respeito de preconceitos, diversidade e perspectivas sociais a fim de ser ponto de mudança contribuindo para uma comunidade com mais equidade”, destaca o diretor Venusto.
Já no Podcast “ContraCena”, o grupo escolheu artistas para falar sobre temáticas sobre mercado cultural e bastidores. São 6 episódios que buscam destrinchar e mergulhar no fazer artístico de profissionais da cidade visando o diálogo e sensibilização para formação de novos públicos e divulgação do fazer artístico no DF. Dentro dos Podcast, os multiartistas Jonathan Andrade e Ana Quintas debatem com a Estupenda sobre “A Comunidade LGBTQIAPN+ no Teatro”; Cirila Targuetta e Tati Bittar sobre o “Mercado de cultura fora do eixo Rio/SP”; Já o multiartista Fernando de Carvalho sobre a cadeia produtiva cultural para além dos grandes centros; Ainda, a psicóloga e atriz Luíza Guimarães é a convidada para falar sobre “Saúde Mental e Arte”. Patrícia Dey Rey e Kamala Ramers (ambas da Andaime Cia de Teatro de Brasília) vão falar sobre “Economia do Artista”. O multiartista e “operário da arte”, como ele mesmo se define, Rodrigo Lélis estará com a Cia. para falar sobre bastidores da cena e técnica.
“É com muito orgulho que inauguramos o primeiro Podcast da Estupenda Trupe. E escolhemos temas de interesse para profissionais, estudantes da Arte ou pessoas que pensam em viver da Arte. As temáticas abordam desde dramaturgia, técnica, bastidores, mercado cultural, saúde mental. Queremos dividir com o público que esperamos que também divida conosco experiências em comentários. Estamos aqui para trocar”, ressalta Alana Ferrigno.
Na exposição sobre a construção da capital federal, a Estupenda irá expor fotos deste momento sob os olhares das lentes da fotografa Pollyana Sá e dos fotógrafos convidados Juliana Boechat e Arthur Felipe.
Evento ocupará o Parque Ecológico Saburo Onoyama, em Taguatinga, do dia 17 deste mês a 8 de junho; atividades gratuitas usam as artes para promover a educação ambiental
Criado pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal, certame tem inscrições gratuitas de 10 de maio a 25 de junho e R$ 195 mil em prêmios, contemplando sete categorias entre obras publicadas em português e projeto de incentivo à leitura
Público poderá aproveitar, até domingo (11), mediações culturais gratuitas pela exposição, com a presença da curadoria e de alguns dos artistas participantes, tudo de forma gratuita
De 10 de maio a 15 de junho, acontece Deu a Louca na I.A. – A NOVA, INÉDITA e NUNCA VISTA comédia do G7, no Teatro La Salle (906 Sul). Saiba mais aqui!