
Brasília 65 anos: programação especial para pessoas idosas na Esplanada
Manhã de segunda-feira (21) terá atividades de saúde, bem-estar e lazer
As aulas de confecção dos figurinos que serão usados no evento começaram em 13 de janeiro
Como preparação para o 31º Festival Folclórico do Pellinsky, a ONG Adhas oferece oficinas culturais voltadas à produção de indumentárias e de danças tradicionais do folclore brasileiro, como boi-bumbá e carimbó. As aulas de confecção dos figurinos que serão usados no evento começaram em 13 de janeiro e seguem até o dia 14 deste mês. Já os encontros para técnicas de dança iniciam em 15 de fevereiro.
Tradicional no DF, o festival tem mais de 30 anos de história e visa, sobretudo, preservar e promover a cultura brasileira, reunindo grupos folclóricos de todo o país. Neste ano, pela primeira vez, o GDF está apoiando a celebração, com investimento na ordem de R$ 300 mil, oriundos de emenda parlamentar do deputado distrital Daniel Donizet.
A festa está marcada para o dia 26 de abril, no Clube AABB, no Setor de Clubes Esportivos Sul. O tema principal será raízes do Brasil, com enfoque nos biomas nacionais e as riquezas culturais de cada região do país. Cerca de 150 dançarinos participarão das apresentações, que prometem atrair cerca de 5 mil pessoas. Informações sobre os ingressos serão divulgadas no perfil da ONG Adhas no Instagram.
O festival tem mais de 30 anos de história e visa preservar e promover a cultura brasileira, reunindo grupos folclóricos de todo o país.
O fundador do Grupo Pellinsky e coordenador-geral das oficinas, Andreoni Cavalcanti, afirma que o público terá uma experiência visual e sonora, com apresentações que refletem a diversidade do folclore brasileiro. “Serão cerca de 300 figurinos em todo o festival, mostrando a riqueza cultural do nosso país, e elementos de outros países também, como a cultura portuguesa e africana”, afirma.
Oficinas de dança do Festival Pellinsky
Local: CEM Integrado do Cruzeiro
Data: 15 de fevereiro a 16 de março
Horário: 14h às 18h
Mais informações: (61) 99278-7806
Manhã de segunda-feira (21) terá atividades de saúde, bem-estar e lazer
Dia oficial do aniversário de Brasília terá ainda apresentações dos artistas locais BenzaDeus e Adriana Samartini; pela manhã, Eli Soares comanda uma celebração gospel
Origem do Teatro Lambe-Lambe é contada em livro produzido em Brasília com fomento do GDF A obra foi criada pelo grupo As Caixeiras Cia de Bonecas a partir da inquietação sobre a história da arte lambe-lambeira no Brasil; a obra será lançada oficialmente na terça-feira (22) no Teatro dos Bancários
Programação gratuita na Esplanada dos Ministérios começa às 14h; transporte público também será de graça durante o feriado