
Mutirão previne alagamentos e dengue em Ceilândia
Ações incluíram desobstrução de bocas de lobo, combate ao Aedes aegypti e limpeza de áreas públicas usadas como lixão

Apresentações e painel ocorrerão nesta terça-feira (28), a partir das 14h, no Biotic Criar soluções tecnológicas e aplicá-las no ambiente do Judiciário é o objetivo do Núcleo de Inteligência Artificial Aplicada à Justiça (NIAjus), evento gratuito que vai ocupar o Parque Tecnológico de Brasília (Biotic) nesta terça-feira (28). O evento ocorrerá das 14h às 18h …
Continue reading “Evento gratuito discute aplicação da inteligência artificial no Judiciário”
Apresentações e painel ocorrerão nesta terça-feira (28), a partir das 14h, no Biotic
Criar soluções tecnológicas e aplicá-las no ambiente do Judiciário é o objetivo do Núcleo de Inteligência Artificial Aplicada à Justiça (NIAjus), evento gratuito que vai ocupar o Parque Tecnológico de Brasília (Biotic) nesta terça-feira (28).
O evento ocorrerá das 14h às 18h e a inscrição pode ser feita neste link. Ele também será gravado e disponibilizado em até 15 dias nos canais e mídias sociais do NIAjus.

O projeto é direcionado, preferencialmente, a estudantes e professores das áreas de direito, computação e administração; advogados e firmas de advocacia; empreendedores e startups; juízes e servidores do Judiciário. A meta é discutir problemas e propor soluções quanto ao uso de inteligência artificial na Justiça e direcionar iniciativas de pesquisa, capacitação, inovação e empreendedorismo, principalmente no tocante ao uso de dados na Justiça.
Além disso, tem o objetivo de acelerar equipes de inovação de alta competência, que podem ser desde uma iniciativa privada como startup ou um grupo de dentro de um órgão do judiciário, como times que apoiem escritórios de advocacia.
“Para o DF é um grande avanço no que chamamos de aquecimento do ecossistema. Ele capacita profissionais em um mercado com grande demanda de profissionais, cria empresas com grande potencial de crescimento econômico e uma consequente geração de renda”, avalia o professor Dr. Ricardo Barros Sampaio, pesquisador e idealizador do NIAJus. “Também apoia o trabalho dos escritórios de advocacia a encontrar soluções mais inovadoras para as suas práticas, e facilita em algum nível a atuação do Judiciário, que tem Brasília como centro para todas as justiças, sejam as superiores federais, trabalhistas e eleitorais”, acrescenta o professor.
A entrega das soluções de inteligência artificial será no final do ano e, ao longo dos próximos meses, outros eventos serão marcados. A ideia é que produtos nasçam dos encontros e possam ser explorados comercialmente no ramo do Judiciário.
A iniciativa reúne o GDF por meio do Biotic, da Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal (FAP-DF) e da Procuradoria-Geral do DF (PGDF), além da Justiça Federal e da Universidade de Brasília (UnB).
Núcleo de Inteligência Artificial Aplicada à Justiça (NIAjus)
→ Local: BRB Lab – Biotic
→ Data: terça-feira (28)
→ Horário: das 14h às 18h, com prosseguimento no Sebrae Lab Day
→ Programação:
14h – 14h30: Mesa de abertura
14h30 – 15h30: A Inteligência Artificial – origens e aplicações no âmbito da Justiça
15h30 – 15h45: Apresentação NIAJus
15h45 – 16h15: Coffee Break
16h15 – 17h30: Painel – Problemas e Soluções com aplicações de IA voltadas à Justiça
17h30 – 18h: Apresentação dos três eixos do NIAJus
18h – 18h10: Fechamento

Ações incluíram desobstrução de bocas de lobo, combate ao Aedes aegypti e limpeza de áreas públicas usadas como lixão

Criada no início do primeiro mandato do governador Ibaneis Rocha, a iniciativa do GDF mobiliza cidadãos e empresas na recuperação de áreas públicas e já atraiu mais de R$ 50 milhões em investimentos da iniciativa privada

BRB será o patrocinador máster da edição 2025 do event, que ocorre entre os dias 20 e 23 de novembro

Serviço será realizado entre 17 e 21 de novembro, com interdição parcial da marginal sul
