
Festival de Brasília, drift, rap e celebração ao Cerrado são destaques do fim de semana no DF
Brasilienses e visitantes contam com uma programação recheada de eventos promovidos ou apoiados pelo Governo do Distrito Federal (GDF)
A cerimônia presta homenagem à memória de mais de um milhão de ruandeses que foram mortos no período de 100 dias
“Kwibuka 30”, significa “lembrar 30” em Kinyarwanda, língua oficial dos ruandeses, e é uma comemoração anual que dura 100 dias e se inicia sempre em 7 de abril. A cerimônia presta homenagem à memória de mais de um milhão de ruandeses que foram mortos no período de 100 dias. Os assassinatos começaram em 7 de abril de 1994 e seguiram até 4 de julho daquele ano, quando a Frente Patriótica do Ruanda interrompeu o massacre. O atual presidente de Ruanda, Paul Kagame, comandou o grupo apaziguador.
Em 2024, após o estabelecimento da Embaixada do Governo de Ruanda no Brasil, Brasília juntou-se a uma longa lista de cidades em todo o mundo onde o evento é realizado. Na quarta-feira, 12 de junho, das 13h30 às 15h, a solenidade acontecerá na Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF). Esta edição do Kwibuka 30 será realizada sob o tema “Lembrar-Unir-Renovar”.
O evento contará com a presença do embaixador de Ruanda no Brasil, Lawrence Manzi, autoridades da República de Ruanda, do Ministério das Relações Exteriores do Brasil e parlamentares brasileiros.
Dentro da programação será realizada, no mesmo local, de 11 a 14 de junho, uma exposição intitulada “Peace is our choice: A paz é nossa escolha” que traz dados históricos, relatos das vítimas e de outros personagens importantes e histórias de como Ruanda têm conseguido superar um trauma nacional e seguir adiante.
Vale ressaltar que o objetivo principal do Kwibuka é aumentar de maneira sólida a consciência da comunidade internacional sobre o significado da vida e da humanidade, além de servir como um lembrete do compromisso comum de preservar e proteger os direitos humanos fundamentais. Visa também proporcionar uma oportunidade para expressar solidariedade aos sobreviventes e prestar homenagem às vítimas.
Por fim o evento Kwibuka 30 estebelece um compromisso firme na luta contra a discriminação, a ideologia do genocídio e o discurso de ódio contra determinadas etnias com o objetivo de garantir que tal atrocidade nunca mais aconteça, seja em Ruanda ou em qualquer outro lugar do mundo.
Kwibuka 30 – Evento solene lembra os 30 anos do genocídio contra o povo Tutsi em Ruanda. Solenidade: 12 de junho (quarta-feira) às 13h30. Onde: Câmara Legislativa do Distrito Federal. Entrada: gratuita. Exposição “Peace is our choice: A paz é nossa escolha”. Data: de 11 a 14/6. Onde: CLDF). Entrada: gratuita.
Brasilienses e visitantes contam com uma programação recheada de eventos promovidos ou apoiados pelo Governo do Distrito Federal (GDF)
Troféu Câmara Legislativa será entregue aos vencedores da Mostra Brasília, vitrine do cinema brasiliense. Também há premiação em dinheiro para os melhores filmes e categorias técnicas
Uma comédia que faz rir, emociona e te faz esquecer os problemas. E, no fim, você sai do teatro com uma mensagem simples, mas poderosa: que tal apostar no amor?
Confira aqui a programação e valor dos ingressos do Cine Drive-in Brasília