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Ex-arquirrival, Alonso revela como ‘projetista-guru’ foi convencido a assinar com a Aston Martin e fala de euforia por título

12 de setembro, 2024 / Por: Agência O Globo

Newey foi responsável por todos os veículos campeões da RBR, mas anunciou saída após sequência de turbulências

Ex-arquirrival, Alonso revela como ‘projetista-guru’ foi convencido a assinar com a Aston Martin e fala de euforia por título
Fernando Alonso cumprimenta Adrian Newey durante entrevista coletiva — Foto: Divulgação/Aston Martin

Ao revelar publicamente o acordo para trabalhar na Aston Martin a partir de 2025, o engenheiro mais conceituado da Fórmula 1, Adrian Newey, brincou que agora estaria ao lado de seu “arquirrival”, o piloto Fernando Alonso. O projetista britânico revelou na entrevista coletiva que um de seus desejos antigos era trabalhar com o espanhol e que a oportunidade pesou na sua decisão pela nova escuderia. Aliás, Alonso foi um dos trunfos da equipe nos meses de tratativas do contrato.

Em conversa com jornalistas antes do GP do Azerbaijão de F1, o piloto espanhol contou que enviou mensagens a Adrian Newey e também persuadiu o engenheiro a concordar com o novo desafio durante uma conversa em Mônaco.

— Eu definitivamente mandei uma mensagem para ele, como tenho certeza que todos fizeram. Todos queriam falar com ele. Eu também o vi no Grande Prêmio Histórico de Mônaco, onde ele estava competindo. E passamos meia hora conversando. Todos nós tentamos convencê-lo. Acho que, no final, Lawrence (Stroll, dono da Aston Martin), sua visão, a nova fábrica e o que a Aston Martin tem para o futuro junto com a Honda (fornecerá motores) foram fatores-chave para ele se juntar à Aston Martin — destacou o piloto. disse Alonso na coletiva de imprensa de 2024.

Na entrevista, Alonso destacou que segue na Aston Martin até 2026, mas deixou no ar o que faria depois disso. Garantiu, porém, que seguiria “pilotando” na Fórmula 1 ou outra categoria. O espanhol ressaltou o crescimento da escuderia nos últimos anos e falou da euforia por possíveis futuros títulos da Aston Martin com Newey.

— Não podemos esquecer que a Aston Martin há dois anos estava num edifício muito pequeno, que era a Racing Point e antes disso a Force India. Agora dobramos o quadro de funcionários, temos novas instalações, então passo a passo vamos tendo tudo para conseguir aquela primeira vitória e brigar por campeonatos no futuro. Embora eu esteja ciente de que isso leva tempo e de certa forma não tenho esse tempo, estou relaxado e aproveitando o passeio — disse.

A Aston Martin de Lawrence Strolls anunciou na terça-feira o acerto com o projetista, que era disputado por Ferrari e havia sido cotado também por Williams e McLaren. Newey será acionista e gerente técnico da equipe.

— É a notícia mais emocionante para a Fórmula 1 em geral, eu penso. Adrian newey se juntará a nós como acionista e sócio-gerente técnico da equipe de Fórmula 1 — destacou Strolls. — Adrian é indiscutivelmente o melhor do mundo naquilo que faz. Não tem ninguém que chegou perto de ganhar tantos campeonatos como ele ganhou. Ele é um vencedor, e tem paixão e desejo de vencer, como outras pessoas deste edifício. Queremos ganhar.

Em suas primeiras palavras na nova “casa”, Newey destacou que busca um novo desafio na carreira de engenheiro de automobilismo.

— Você tem que se manter atualizado e eu precisava de um novo desafio para fazer isso. Lawrence e eu nos conhecemos ao longo dos anos. Anunciei que estava deixando minha equipe e estou lisonjeado com o interesse de tantas equipes. Mas Lawrence e seu entusiasmo são muito persuasivos. Se você olhar para trás, há 20 anos, os líderes da equipe eram os donos, e nesta ele é o único dono ativo da equipe. É um sentimento diferente. A opção de ser acionista, nunca tinham me oferecido. Eu queria evoluir e isto foi uma decisão natural — ressaltou, na coletiva.

O lendário projetista vai trabalhar com o espanhol Fernando Alonso. Ao longo da carreira, Newey passou WIlliams, McLaren e Red Bull. Foi parceiro dos pilotos Nigel Mansell, Alain Prost, Damon Hill, Jacques Villenueve, Mika Hakkinen, Sebastian Vettel e Max Verstappen. Conquistou, no período, 25 títulos mundiais na Fórmula 1: 13 de pilotos e 12 de construtores.

Newey entrou na mira das principais equipes da modalidade depois de confirmar que deixaria a Red Bull Racing em 2025 após uma sequência de turbulências nos bastidores da equipe de Milton Keynes. Segundo o Daily Mail, o contrato do engenheiro na nova casa será de 24 milhões de euros por ano (quase R$ 150 milhões anuais, na cotação atual).

— Ele é uma lenda do esporte. Sinto-me privilegiado por competir nos últimos 20 anos compartilhando o esporte com Adrian (Newey). É um privilégio [ele] estar sendo associado à Aston Martin, um bom sinal e uma boa notícia para nós — afirmou Alonso, meses atrás, ao canal DAZN.

Durante o Grande Prêmio da Inglaterra, a imprensa britânica já noticiara que estavam avançadas as negociações entre a Aston Martin e o projetista.

Aos 65 anos, o britânico disse em maio que buscaria “novos desafios” na carreira. Foram sete títulos em Milton Keynes: quatro com o alemão Vettel e três com o holandês Verstappen. Desde então, passou a ser um dos nomes mais comentados no paddock dos GPs.

“O ‘guru’ da aerodinâmica na F1, considerado por muitos o melhor projetista da história, é o homem que todos desejam. É lógico. Num esporte onde, sem um bom carro, é impossível aspirar à vitória por mais mãos que se tenha, Newey é garantia de sucesso e mais importante que um piloto”, resumiu o diário espanhol Mundo Deportivo.

A contratação do britânico era tida como certa na Ferrari, numa missão de “devolver a glória” à escuderia italiana a partir de 2025, ao lado do novo piloto, Lewis Hamilton. Segundo ‘La Gazzetta dello Sport’, porém, o engenheiro teria exigido a contratação de 20 engenheiros de seu círculo próximo.

Newey foi responsável por todos os veículos campeões da RBR, mas anunciou saída do cargo após sequência de turbulências
Aston Martin anuncia contratação de Adrian Neway — Foto: Divulgação

A caminho da Aston Martin

Os custos e a reorganização interna que isso demandaria teriam esfriado as conversas e aberto caminho para as negociações com a Aston Martin. Além disso, diz-se no paddock que a intenção de Newey era ficar no Reino Unido.

De acordo com a imprensa internacional, o responsável por todos os carros campeões da RBR na Fórmula 1 decidiu romper o vínculo de 19 anos em meio às disputas internas alavancadas pela acusação de conduta imprópria contra o chefe da equipe, Christian Horner. Ele foi absolvido numa apuração interna, o que não apaziguou os bastidores nem as rusgas do diretor com o pai de Max Verstappen.

— Trabalhei com ele por muito tempo. É um grande trunfo. Quem sabe onde isso vai acabar — despistou Dan Fallows, diretor técnico da Aston Martin e ex-braço direito de Newey na RBR.

A Aston Martin, que tem como objetivo conquistar o título mundial a médio prazo, não para de se reforçar em termos técnicos e de infraestrutura. Um dia depois de anunciar a saída “imediata” da Ferrari, o engenheiro italiano Enrico Cardile fechou contrato com a Aston Martin, onde vai trabalhar a partir de 2025.

Desde que o canadense Lawrence Stroll comprou a equipe, em 2021, o número de funcionários na fábrica de Silverstone passou de 300 para 850 e, nos próximos meses, novas instalações serão inauguradas, uma delas com um túnel de vento de última geração.


BS20240912140202.1 – https://oglobo.globo.com/esportes/noticia/2024/09/12/ex-arquirrival-alonso-revela-como-ajudou-a-convencer-guru-da-aerodinamica-a-assinar-com-a-aston-martin.ghtml